Ouça ao Vivo:

Vacinação contra dengue vai priorizar faixa etária de 6 a 16 anos 4k3b11

O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023

O Ministério da Saúde informou nesta segunda-feira (15) que irá priorizar a faixa etária de 6 a 16 anos na aplicação da vacina contra a dengue. 4n1s3l

O país irá adquirir 5,2 milhões de doses da Qdenga, fabricada pelo laboratório japonês Takeda, além de receber doações. O quantitativo irá possibilitar vacinação de até 3 milhões de pessoas, já que o esquema vacinal prevê duas doses.

De acordo com o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, a faixa etária é preconizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e recomendada pela Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização, composta por especialistas na área e que reuniu-se hoje.


“Dentro desse grupo [6 a 16 anos], vamos ver qual é o melhor grupo etário para ter melhor resultado epidemiológico, evitando hospitalizações e mortes”, explicou o diretor.

A definição sobre qual público-alvo, bem como as localidades prioritárias, será feita em conjunto com estados e municípios, em reunião marcada para última quinta-feira deste mês.

Gatti confirmou que a previsão é iniciar a vacinação em fevereiro. No dia 21 de dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação da vacina no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o governo federal, o Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante em sistema público e universal.

O imunizante Qdenga tem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e é indicado para prevenção de dengue de 4 a 60 anos de idade, independentemente de a pessoa ter tido ou não a doença previamente.

O Brasil bateu recorde de mortes por dengue no ano de 2023. Foram 1.079 mortes pela doença até o dia 27 de dezembro.

De acordo com a OMS, o país tem o maior número de casos da doença no mundo, respondendo por metade do total global. Autoridades de saúde já alertaram para uma epidemia da doença no Brasil em 2024.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

“A população precisa cobrar” comenta professor sobre iniciativa para melhorias no trânsito de Patos de Minas u3o5x

Omar Gonçalves também questionou a ausência da população e de entidades representativas na audiência pública de apresentação do PAITT

Nutricionista dá dicas sobre alimentação infantil saudável durante o frio do Outono e Inverno 2c691a

A aplicação de estratégias depende do esforço de toda a família

Rio Paranaíba continua baixando e amanhece com menos de 6 metros acima do nível normal 6xz1j

Apesar da diminuição do nível do Rio Paranaíba, a orientação do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil é que as famílias atingidas pela enchentes ainda não retornem para as residências

Prazo para adesão ao Programa Pé-de-Meia termina no próximo domingo (25) 64303c

O Programa Pé-de-Meia é uma espécie de poupança que serve de incentivo para que estudantes de baixa renda concluam o ensino médio.

Operação Verde Minas faz campanha para diminuir o número de incêndios no estado 3h3y41

A operação vai atuar na conscientização da população, patrulhamento, reforço das guarnições e equipamentos para prevenir e ajudar no combate aos incêndios

Presidente do Sindhorb avalia a recuperação gradual do setor de bares e restaurantes após o pico da pandemia de Covid-19 li17

Breno Palhares também falou sobre a importância de mão de obra qualificada para o setor

Meio Ambiente fiscaliza área de conflito pela água em Serra do Salitre e notifica produtores 142ux

As equipes de fiscalização vistoriaram 21 alvos

Empresas de Patos de Minas têm projetos aprovados em edital de 2,7 milhões da Fapemig r5r1a

Com apoio do Sebrae, elaboração dos projetos envolveu o ecossistema de inovação Patos Valley

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>