Ouça ao Vivo:

INPI aprova Indicação Geográfica para a Região de São Gotardo 281v4d

Produtores de cenoura, alho, batata e abacate de seis municípios poderão fazer uso do selo de Indicação de Procedência.

Os produtores rurais da Região de São Gotardo já podem comemorar uma relevante conquista. É que foi aprovada a Indicação Geográfica, na modalidade Indicação de Procedência, pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), para a produção de cenoura, alho, batata e abacate. O reconhecimento deve beneficiar cerca de 400 agricultores do Alto Paranaíba, um dos mais importantes polos produtores de hortifrúti do país, composto pelos municípios de São Gotardo, Tiros, Matutina, Ibiá, Rio Paranaíba e Campos Altos. 3e441a

A Indicação Geográfica (IG) é um reconhecimento que garante a procedência do produto e sua qualidade, além de ser um diferencial competitivo para os produtores da região. Dividido em Denominação de Origem (DO) e Indicação de Procedência (IP), o registro de Indicação Geográfica evidencia a reputação, as qualidades e as características de produtos e serviços de uma localidade.

Sobre a Região de São Gotardo

A produção das quatro culturas – cenoura, alho, batata e abacate – é caracterizada pela excelente combinação de solo, clima, relevo e a alta tecnologia, aliada a força do coletivo e do empreendedorismo, o que resulta em uma produção diversificada, rastreável e com qualidade superior.

Com atuação estratégica do SEBRAE Minas, a Indicação de Procedência será um fator de diferenciação para a produção de hortifrúti. “O reconhecimento da marca território pode favorecer a abertura de novos mercados, agregar ainda mais valor aos produtos e fortalecer os principais elos da cadeia produtiva da Região de São Gotardo”, ressalta o gerente do SEBRAE Minas Marcos Geraldo Alves.

Apoio na estruturação

Desde 2011, os produtores, por meio do Conselho Regulador da Região de São Gotardo, com apoio do SEBRAE Minas, buscam transformar a região, referência em inovação, valorização do coletivo e qualidade. Com a estruturação da governança local e de todo o processo produtivo, o território criou, em novembro de 2014, o selo de Origem e Qualidade Garantida, uma marca coletiva que é utilizada por produtores associados ao Conselho.

A iniciativa possibilitou o fornecimento dos hortifrútis para uma grande rede supermercadista de Belo Horizonte, no ano de 2019.

Agora, com o deferimento da Indicação de Procedência, que teve o pedido registrado em junho de 2016, todo e qualquer produtor que estiver no território, e seguir o Caderno de Especificação Técnica, pode fazer o uso do registro. “O desafio agora é apropriar, de maneira estratégica, dos valores que serão gerados a partir da Indicação Geográfica”, ressalta o analista de agronegócio do SEBRAE Minas, Cláudio Wagner de Castro. Segundo ele, os produtores precisam apresentar e promover para o mercado consumidor, o diferencial desses produtos.

Fonte e foto: Ascom/Sebrae

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Ciclista atropela pedestre na LMG-763, em Carmo do Paranaíba 6m4q10

Ambas as vítimas foram socorridas para a Santa casa de saúde da cidade de Carmo do Paranaíba

Professor Braz Paulo fala sobre estado de saúde de José Eustáquio e pede para que a população se una em oração 4w2s8

O quadro de saúde do ex-prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves (PROS) é estável e os exames realizados em Patrocínio demonstram melhora.

Com celebrações religiosas e extensa programação festiva, Festa de Nossa Senhora das Dores é realizada em Areado 2l2a6x

O ponta-pé inicial da festa foi realizado no último sábado, com uma cavalgada

Por 5×2 no TSE, Bolsonaro é condenado à inelegibilidade por 8 anos, até 2030 3u6z6x

A defesa do ex-presidente pode pedir recurso contra a decisão

URT desafina no segundo tempo e leva goleada do Bahia de Feira no Zama Maciel 105848

Equipe Bola na Rede da Rádio Clube 98, mais uma vez com exclusividade na cobertura do jogo direto do Zama Maciel

Polícia Civil indicia três pessoas por sequestro e homicídio ocorrido em Patos de Minas 286l3p

A mulher já se encontra presa e os outros dois suspeitos estão foragidos e com mandado de prisão preventiva contra eles

Condutora perde controle de veículo e capota parando dentro de plantação de café, em Rio Paranaíba 4g4d1x

A condutora sofreu contusão no crânio e corte no membro superior esquerdo. Já a ageira filha da condutora de 26 anos, não teve ferimentos

Vídeo mostra PRF de Patos de Minas socorrendo homem em convulsão, na BR-365 t4a5n

O enfermo foi encaminhado ao hospital Regional Antônio Dias (HRAD)

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>