Ouça ao Vivo:

Vereador explica projeto que permite criação de galinhas no perímetro urbano; ouça áudio 402h6u

O projeto de autoria do vereador Mauri da JL ficou sob vista do parlamentar Wilian de Campos, que solicitou parecer jurídico à Procuradoria da Casa
Imagem - Reprodução

Na última quinta-feira (08/09), durante reunião da Câmara Municipal, o projeto de lei 888/2022, que “dispõe sobre a permissão para criação de galinhas em imóveis residenciais localizados na área urbana do município de Patos de Minas”, esteve em discussão. Na oportunidade, o projeto de autoria do vereador Mauri da JL (MDB) ficou sob vista do parlamentar Wilian de Campos (PATRIOTA), que solicitou parecer jurídico à Procuradoria da Casa. 713568

A proposta legislativa pretende permitir a criação de galinhas em imóveis residenciais localizados na área urbana do município de Patos de Minas, na quantidade e forma que especifica.

Caso aprovado, o PL permitiria que cada residência tenha até cinco exemplares de galinhas, podendo um deles ser substituído por um galo. Já os pintinhos ficariam limitados em dez exemplares com idade de um até 40 dias desde o nascimento.   

O projeto ainda prevê, em casos de descumprimento, multa de 10 Unidade Fiscal do Município de Patos de Minas (UFPM’s) – cada UFPM equivale a R$4,79 – por ave excedente e a proibição de criação de galinhas no imóvel por três anos.

Na justificativa, Mauri da JL, autor do projeto, afirmou que “diante do aumento do número de escorpiões encontrados no perímetro urbano de nossa cidade, a liberação controlada de criação de galinhas em quintais urbanos, conforme dispõe o projeto de lei complementar, além de contribuir para um efetivo e real controle na proliferação de escorpiões, também constitui uma forma de gerar renda para as famílias patenses”.

Tendo em vista que a criação de galinhas no perímetro urbano é proibida pelo código de vigilância em saúde ambiental, alguns parlamentares questionaram a ausência de um parecer jurídico da Procuradoria da Casa Legislativa. Sendo assim, o parlamentar Wilian de Campos solicitou vistas ao projeto para que o parecer pudesse ser realizado. 

Alvo de muitas críticas da população, durante o programa DEBATE 98 desta segunda-feira (12/09), diversos ouvintes da emissora se posicionaram contrários ao PL e teceram críticas inclusive à Casa Legislativa por empenhar tempo na discussão de projetos desta natureza.

Em entrevista para o Portal Clube Notícia, Mauri da JL afirmou que o projeto propõe a regulamentação de uma atividade que já acontece em Patos de Minas de forma irregular. O parlamentar também ressaltou que além do controle de animais peçonhentos, um dos adubos orgânicos mais valorizados comercialmente no mercado são as fezes dessas aves, o que acaba gerando possibilidades de renda para população de diversas formas.

“O projeto está em análise e, como tantos outros de autoria deste vereador, é democrático. Se for para o bem da população, vai seguir; se não for, a gente deixará de lado e virá com novos trabalhos para frente”, completou Mauri da JL.

Entrevista com o vereador Mauri da JL (MDB). Por: Amanda Marques
Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Grupo CONSERBRAS faz comunicado a População de Patos de Minas 4d1l1q

Os bairros nos quais se tem imprevistos ou atrasos estão sendo corrigidos por equipes de apoio

UNIPAM promove Encontro Regional de Gestores de Recursos Humanos, em Patos de Minas 695ft

O evento contou com a presença de mais de 300 participantes

Cadeirante é preso após tentar embarcar armado em ônibus de transporte coletivo, em Patos de Minas 30402p

A prisão aconteceu na manhã desta sexta-feira (04/11)

Ladrão arromba porta e furta TV de 50 polegadas de clínica, no bairro Aurélio Caixeta 2u2m9

Imagem da câmera de segurança flagrou a ação, porém, o autor ainda não foi identificado

Homem é preso após tentar furtar bateria de caminhão no bairro Novo Horizonte, em Patos de Minas 55i46

O autor  de 20 anos, confessou que pretendia furtar a bateria do caminhão para vendê-la e comprar alimentos. Contudo, ele se recusou a identificar seu comparsa, que havia fugido

Eleições 2022: José Eustáquio de Faria Jr. destaca problemas da saúde pública regional, e diz estar decepcionado com apoio do prefeito a candidato de outro município 1wl3m

O candidato afirma que defende bandeiras como a causa animal, a proteção à mulher e a defesa aos autistas

Catedral de Santo Antônio celebra Missa pela Paz na próxima segunda-feira (13/11), em Patos de Minas 3g2g2

A missa será celebrada a partir das 20h

Três menores são flagrados com carro furtado na MG-410 a caminho de Patos de Minas 1x5j3l

Como não foram localizados os responsáveis legais pelos adolescentes, o Conselho Tutelar do município de Presidente Olegário foi acionado para acompanhar o registro da ocorrência até sua conclusão na Delegacia de Plantão em Patos de Minas

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>