Ouça ao Vivo:

Vacinação de crianças contra poliomielite está abaixo da meta em Patos de Minas e692d

O esquema vacinal contra a poliomielite é composto por três doses injetáveis no primeiro ano da criança.
Fernando Frazão / Agência Brasil

O último registro de poliomielite em Minas Gerais é de 1985. De lá para cá, a vacinação contra a paralisia infantil, como também é conhecida a doença, tem sido a única forma de prevenção. Justamente para manter a cobertura vacinal, a imunização contra pólio faz parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI), de forma gratuita e de ampla disponibilidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em qualquer época do ano.​“A poliomielite acomete populações com baixa cobertura vacinal e o vírus tem a capacidade de causar paralisia e, eventualmente, a morte. Dessa forma, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a erradicação exige altas coberturas vacinais em todo o mundo, para que se consiga bloquear a transmissão do vírus, que é extremamente contagioso”, explica a coordenadora de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão.Cobertura em Patos de MinasAssim como em Minas Gerais, até esta quarta-feira (23/2), Patos de Minas registrava cobertura vacinal contra a poliomielite de aproximadamente 74%. Considerando-se que a meta recomendada pelo Ministério da Saúde é de 95% de cobertura do público elegível. 491x61

A Gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, Lilian Amorim, todas as vacinas para menores de um ano de idade, estão com a cobertura insatisfatória.

Faixas etárias

O esquema vacinal contra a poliomielite é composto por três doses injetáveis no primeiro ano da criança, aplicadas aos 2, 4 e 6 meses de vida, com intervalo de 60 dias entre as doses.

“Depois, aos 15 meses de idade deve ser istrada a primeira dose de reforço da vacina, e o segundo reforço deverá acontecer aos 4 anos de idade. Para essas duas doses, é realizada a istração de duas gotas, exclusivamente pela via oral”, explica a coordenadora de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão.

 


Histórico

A poliomielite é uma doença contagiosa que, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos.

Fabiana Cristina da Silva explica que não há um tratamento específico para a pólio e que aproximadamente 1% das infecções causadas resulta em paralisia flácida, de início súbito e que afeta, em regra, um dos membros inferiores. “As sequelas da poliomielite normalmente são motoras e não têm cura”, explica a técnica.

Em 1961 ocorreu a introdução da vacina contra a poliomielite oral (VOP) no Brasil, com a realização de vacinações em municípios de SP e do RJ.

Em 1980 no Brasil foi estabelecida a estratégia dos dias nacionais de vacinação contra a poliomielite, realizados, em 14 de junho e 16 de agosto produzindo impacto imediato, com drástica redução do número de casos da doença em sequência à introdução da vacinação em massa em um único dia.

Em 1986 foi criado o Zé Gotinha, marca-símbolo da erradicação da poliomielite, figura bastante conhecida na saúde pública brasileira. Desde então, o personagem aparece em todas as campanhas de Imunização e, atualmente, é símbolo do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

Confira a entrevista com Gerente de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas, Lilian Amorim

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Diretoria de Meio Ambiente divulga programação alusiva ao “Dia Mundial da Água”, em Patos de Minas 5i3la

A agenda ambiental contará com muitas atividades educativas e de conscientização para os cuidados com os recursos hídricos e a promoção da sustentabilidade

Serviço não finalizado da COPASA há 2 meses causa transtornos à população, no bairro Jardim Andrades 3c6t

O trabalho foi feito mês de agosto e até o momento não teve uma finalização

Justiça determina que pai continue pagando pensão para filho universitário de 25 anos, em Minas Gerais 6b1321

Segundo laudos médicos, o jovem tem deficiência auditiva e intelectual

Conselhos de Saúde questionam fim da emergência da pandemia 3324

As entidades manifestam preocupação com o “fim abrupto” da emergência

Manifestantes realizam protesto na Câmara durante votação do veto ao reajuste de 25,23% no salário dos vereadores; confira a reunião h5e4t

Motociclista na contramão bate em poste e fica gravemente ferido 1c2g2k

Proprietário pede ajuda para localizar moto furtada no Bairro Guanabara, veja vídeo 6us6r

Qualquer informação, a pessoa pode ligar no 190

SindComércio divulga “Horário Especial de Natal” para o comércio de Patos de Minas; confira 395t

O cronograma de horários especiais terá início no sábado, dia 14 de dezembro

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>