Ouça ao Vivo:

Vacina da chikungunya induz resposta imune em 98,8% dos vacinados 6s2pl

Estudo está sendo conduzido no Brasil com 750 adolescentes

A vacina contra a chikungunya, desenvolvida pelo Instituto Butantan e pela empresa de biotecnologia franco-austríaca Valneva, induz resposta imune em 98,8% dos adolescentes que integram a fase 3 do ensaio clínico conduzida no Brasil. Segundo o estudo, o imunizante também demonstrou um bom perfil de segurança, independentemente da exposição prévia à chikungunya. 2v1g1

As informações de segurança e imunogenicidade servirão de base para solicitar a aprovação do produto no Brasil na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e na Europa, na European Medicines Agency (EMA). A expectativa é submeter o pedido de aprovação para a Anvisa no primeiro semestre de 2024.

Na última semana, a vacina foi aprovada para adultos pela agência reguladora dos Estados Unidos, Food and Drug istration (FDA), tornando-se o primeiro imunizante autorizado para uso no mundo contra chikungunya.

O estudo clínico brasileiro incluiu a participação de 750 jovens de 12 a 17 anos que residem em áreas endêmicas nas cidades de São Paulo, São José do Rio Preto (SP), Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte, Laranjeiras (SE), Recife, Manaus, Campo Grande e Boa Vista. Entre os voluntários, 500 receberam uma dose da vacina e 250 receberam placebo.

A análise de imunogenicidade foi feita 29 dias após a aplicação de uma única dose da vacina. Entre os participantes sem contato prévio com o vírus da chikungunya, 98,8% apresentaram anticorpos protetores contra a doença. Já para o grupo que tinha histórico de infecção prévia, a positividade de anticorpos foi de 100%.

A candidata a vacina de vírus atenuado contra chikungunya (VLA1553) é resultado de um acordo de transferência de tecnologia firmado entre o Instituto Butantan e a empresa sa de biotecnologia Valneva, em 2020. Por meio da parceria, será possível produzir e disponibilizar o imunizante no Brasil pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segurança 3g1x5j

Durante o período do estudo feito no Brasil, não foi identificado nenhum ponto de preocupação. A pesquisa sugere que a vacina é segura e bem tolerada, inclusive em participantes com exposição prévia ao vírus.

A grande maioria das reações adversas foram consideradas leves a moderadas e se resolveram em cerca de três dias. Os efeitos mais comuns foram dor e sensibilidade no local da injeção, dor de cabeça, dor no corpo, febre e fadiga.

Fonte: Agência Brasil

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Motociclista perde o controle, a reto em curva e se acidenta no bairro Sebastião Amorim 5q176l

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima apresentava suspeita de traumatismo cranioencefálico (TCE)

Fiéis relatam ver imagem de Nossa Senhora chorando em igreja de Cruzeiro da Fortaleza; vídeo registra momento 163tl

Ela também teria chorado no dia anterior durante uma celebração de separação dos santos

Advogado fala sobre racismo e fake news no programa Debate 98 545i2x

Discriminação de gênero e outros assuntos também foram abordados

Carmo do Paranaíba: PM apreende arma de fogo com homem de 28 anos 3u1s3w

O suspeito foi encaminhado para a delegacia

Propaganda eleitoral no rádio e na TV recomeça nesta sexta-feira (07/10) d1j1p

Propaganda será veiculada até 28 de outubro

Vereador José Eustáquio adianta que não pretende continuar como líder do prefeito na Câmara e fala sobre polêmica envolvendo áudio que viralizou nas redes sociais 1j1m1l

Ele firmou que está em contato com profissionais para localizar quem vazou o áudio

Foragido por seis tentativas de homicídio em Lagamar é preso pela Polícia Civil 368v

Crime ocorreu na noite de réveillon do ano ado no povoado de São Brás

Presidente do PT e servidora pública avalia a situação do HRAD com a terceirização anunciada em Patos de Minas, no Debate 98 1i1v5h

Aguida começou o programa falando sobre a terceirização do Hospital Regional Antonio Dias, que ira começar já agora no mês de Maio

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>