Ouça ao Vivo:

“Utilização incorreta de carregadores e adaptadores pode causar acidentes graves e até incêndios de origem elétrica”, alerta especialista da Cemig 2z4ki

Casos de acidentes graves foram registrados, entre maio e junho deste ano, envolvendo celulares durante o carregamento
Divulgação Cemig

Por mais que seja consenso geral que a eletricidade, além dos benefícios, traz também riscos e perigos, qualquer descuido – por menor que seja – pode causar acidentes graves e até mesmo fatais. Por isso, a Cemig alerta sobre os cuidados que todos devem ter quando o assunto é segurança com a rede elétrica. 835t

De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), foram registradas 949 ocorrências de acidentes de origem elétrica nos primeiros seis meses de 2022, um aumento de 26,70% em comparação com as 759 do mesmo período em 2021.

Esses acidentes provocaram a morte de 384 pessoas, sendo que as duas principais causas das fatalidades foram o choque elétrico (330 vítimas) e os incêndios causados por origens elétricas (33 óbitos). Segundo a Abracopel, em Minas Gerais aconteceram 46 acidentes com a rede elétrica no primeiro semestre deste ano ante 66 no mesmo período do ano ado. Contudo, a letalidade aumentou 14,29%, saltando de 21 mortes em 2021 para 24 neste ano.

Choque elétrico: o grande vilão dos acidentes envolvendo eletricidade 6d4i57

Um dos maiores causadores de acidentes de origem elétrica no Brasil é o choque. Na construção civil, esse tipo de ocorrência acontece com certa frequência em função do tamanho dos materiais, ferramentas e equipamentos utilizados nos canteiros e, principalmente, nas obras informais – aquelas sem o acompanhamento de profissional habilitado ou empresa especializada para a atividade.

De acordo com o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Cemig, João José Magalhães Soares, os profissionais e os donos dos imóveis devem se atentar para a distância mínima de segurança entre uma obra e a rede elétrica (1,5 metro), além dos cuidados com ferramentas, equipamentos e materiais utilizados em função do seu grande tamanho.

“Apesar desta distância regulamentar, o ideal é que seja mais distante do que isso e que também seja observada a movimentação dos materiais, tomando-se o máximo cuidado em manter sempre a distância de no mínimo 1,5 metro ou mais da rede elétrica da concessionária de energia”, orienta o gerente.

João José Magalhães Soares também reforça que é preciso ter muito cuidado, porque, na rede de média tensão, não há necessidade de encostar nos cabos ou equipamentos energizados para que ocorra o acidente.

“Neste nível de tensão, a uma distância menor que meio metro, a vítima já pode sofrer um choque elétrico com graves consequências, podendo ser desde queimaduras graves até mesmo a morte”, alerta.

Ainda segundo João José, os pintores que utilizam cabos de rolo de pintura feitos de materiais condutores de eletricidade (como alumínio e outros, mesmo não sendo condutores), e os operadores e motoristas de retroescavadeiras, guindastes e caminhões também devem prestar atenção para que, ao levantar suas ferramentas de trabalho ou equipamentos dos veículos, não encostem na rede.

Em caso de acidente com a rede elétrica, as solicitações de atendimento podem ser feitas pelo Fale com a Cemig, no telefone 116. A central de atendimento funciona 24 horas e a ligação é gratuita. A população também pode acionar o Corpo de Bombeiros (193) ou a Polícia Militar (190). Sempre lembrando que, em caso de acidentes, nunca devemos tocar ou nos aproximar da vítima até a chegada de socorro especializado.

Curto-circuito e superaquecimento: risco de incêndios 3f3s2

Três casos de acidentes graves foram registrados, entre maio e junho deste ano, envolvendo celulares durante o carregamento, quando o superaquecimento dos carregadores provocou incêndios nas residências. Em uma dessas ocorrências, uma mulher de 30 anos e o filho dela, de dois anos, morreram vítimas do fogo.

De acordo com o especialista da Cemig, os incêndios podem ocorrer enquanto o celular está carregando na tomada.

“Normalmente isso acontece quando tem um curto-circuito na bateria. Ocorreu um problema no carregador, e este mandou uma tensão para o celular maior do que o celular a. Com esse curto-circuito, o aparelho sobreaquece e pega fogo”, explica. “A bateria não tem potência para causar um dano tão grande na condição normal. Em todos os casos que conheço, [o aparelho] estava conectado em uma tomada e, durante o carregamento, a bateria superaqueceu e explodiu”, completa o gerente.

Divulgação Cemig

Outro equipamento que exige máxima atenção em relação à segurança é a fritadeira elétrica, utensílio que se popularizou e ganhou espaço nas casas e estabelecimentos comerciais nos últimos anos. Em julho ado, um desses aparelhos causou um incêndio em um bar no bairro São João Batista, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte.

Por ser um equipamento que utiliza alta potência, a instalação elétrica precisa estar dimensionada para o funcionamento da fritadeira elétrica e também com o padrão de tomada de três pinos de 20A (amperes), que pode impedir superaquecimento e curtos-circuitos.

“É sempre importante consultar um profissional qualificado para o dimensionamento correto e manutenção das instalações elétricas dos imóveis, para que o circuito e seus componentes estejam de acordo com as recomendações dos fabricantes dos aparelhos. As soluções caseiras podem trazer muitos riscos de acidentes graves, como choques e incêndios, que podem vitimar pessoas e trazer enormes prejuízos financeiros às pessoas”, completa João José Magalhães Soares.
Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Campeonato Mineiro – URT x Democrata-GV; acompanhe a transmissão da Equipe Bola na Rede 3h5xx

A URT vive um momento delicado no Mineiro

Caminhão que prestava serviço para a COPASA tomba na LMG-743, em Patos de Minas 4w5261

O condutor de 34 anos, teve fratura no membro superior esquerdo e escoriações pelo corpo

Dia S de Sou + Suinco é realizado em Patos de Minas e diversas oportunidades de trabalho são oferecidas 5g2y67

As vagas são para os cargos de Auxiliar de Produção; Expedição; e Higienização

Dia da Ressaca: especialistas alertam como prevenir ou amenizar o mal-estar 91vi

O médico intensivista Rubens Ribeiro, alerta que o folião deve consumir bastante água para se manter hidratado.

Incêndio as margens da BR-365 mobiliza Corpo de Bombeiros; árvores tiveram que serem cortadas 436p6c

O Corpo de Bombeiros orienta a população que os incêndios florestais causam risco a vida

Rapaz é preso após invadir a casa e danificar ursinhos de pelúcia da ex-namorada 4r1y2r

Ele falou que a intenção era chamar a atenção da moça

Campanhas do março colorido reforçam conscientização e enfrentamento aos cânceres do colo uterino e colorretal 2f4m5t

Iniciativa busca incentivar, simultaneamente, a prevenção de ambas as doenças

Sicoob Credipatos realiza entrega de prêmios da poupança premiada 1j5f5s

Os cooperados Humberto Silva e Vicente Paulo foram os sortudos da vez.

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>