Ouça ao Vivo:

STF prorroga cotas raciais em concursos até que o Congresso vote uma nova lei 2m6g5

Senado já aprovou continuidade da política; falta Câmara analisar

5v1u69

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu neste domingo (26) uma liminar (decisão provisória) para prorrogar a validade das cotas raciais em concursos públicos federais. O prazo de encerramento da política é 9 de junho.

A decisão foi tomada em uma ação direita de inconstitucionalidade (ADI) aberta pelos partidos Psol e Rede Sustentabilidade. Pela liminar, a política de cotas raciais fica prorrogada até que o Congresso Nacional termine de votar o projeto de lei sobre o assunto.

A lei que instituiu as cotas raciais foi sancionada em 2014, com validade de dez anos. Na semana ada, o Senado aprovou a prorrogação da política, aumentando a reserva de vagas para 30% – destinada a negros, indígenas e quilombolas –, mas o texto ainda precisa ar pela Câmara dos Deputados.

A liminar assegura, por exemplo, que a política continue válida em meio à realização do Concurso Nacional Unificado (CNU), que está marcado para 18 de agosto, após ter sido adiado em razão da tragédia climática no Rio Grande do Sul.

Dino entendeu que o prazo estipulado na lei não pode ser rígido, pois seu objetivo seria estabelecer um marco para que a política de cotas possa ser reavaliada pelo Congresso, com o objetivo de decidir ou não sobre sua prorrogação.

Desde sua origem, a temporalidade prevista na lei teve por finalidade a criação de marco temporal para avaliação da eficácia da ação afirmativa, possibilitar seu realinhamento e programar seu termo final, se atingido seu objetivo”, escreveu o ministro.

Dessa maneira, no entender do ministro, as cotas raciais não podem ser encerradas abruptamente, antes que os legisladores efetivamente votem novamente pela continuidade ou não da política pública.

Ele destacou que a nova lei sobre o assunto demorou a ser apreciada no Senado, o que indica que nova demora possa ocorrer na Câmara, colocando em risco a segurança jurídica das cotas raciais.

O ministro enviou sua decisão para referendo do plenário do Supremo.

Ainda não há prazo definido para a votação, mas nos últimos anos a Corte têm buscado ser ágil em votar a validade de decisões monocráticas, diante das críticas às liminares individuais.

Fonte: Agência Brasil

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Preços dos medicamentos terão aumento de 4,5% a partir de abril 4s5d6s

O consumidor deve ficar atento aos descontos e diferença de preços para economizar

Proprietários de imóveis rurais devem se preparar para declarar ITR 192a3l

Prazo de entrega do imposto começa na segunda-feira 15 de agosto e vai até 30 de setembro

Durante operação da PM na rodoviária de Patos de Minas jovem é preso com drogas na bagagem 1d4i70

O jovem foi preso em flagrante delito pelo crime de tráfico ilícito de drogas

Atletas do município e da região participam da Copa Patos de Handebol 1a2f31

Os jogos foram realizados no Unipam e no ginásio do Marista

Dezembro Laranja: Santa Casa de Misericórdia de Patos de Minas realiza avaliações dermatológicas   u4y3b

Foram disponibilizadas 200 vagas gratuitamente a população.

UNIPAM promove “Encontro Pedagógico” com orientações para os trabalhos acadêmicos 5ec5w

Aulas presenciais começaram no dia 1º de fevereiro

Perseguição policial termina com condutor preso na rua São Geraldo, e carro adquirido através de golpe apreendido em Patos de Minas i138

Na casa do autor foi encontrado outro carro adquirido de golpe

Motorista embriagado bate em grade de proteção da av. Fátima Porto e acaba preso 12575x

O condutor foi preso pelo crime de embriaguez ao volante, foi informado dos seus direitos e conduzido para a Delegacia de Plantão de Patos de Minas

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>