Ouça ao Vivo:

Semana reforça importância do enfrentamento à violência obstétrica 4w4k2p

A semana busca também estimular as boas práticas na assistência, proporcionando um atendimento de qualidade e humanizado às mulheres. 
Pixabay

Na Semana Estadual do Combate à Violência Obstétrica – este ano, comemorada entre os dias 8 e 14/3, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça à sociedade os direitos das mulheres a uma assistência respeitosa e livre de qualquer tipo de violência. A semana busca também estimular as boas práticas na assistência, proporcionando um atendimento de qualidade e humanizado às mulheres.  545u5j

Atualmente, Minas Gerais possui dois instrumentos legais para o combate à violência obstétrica. A Lei Estadual 23.175, publicada em dezembro de 2018, que dispõe sobre a garantia de atendimento humanizado às gestantes, às parturientes e às mulheres em situação de abortamento, e a Lei Estadual 23.243, que instituiu a Semana Estadual de Combate à Violência Obstétrica. 

Segundo Ane Karine Alkimin, referência técnica da Coordenação Materno Infantil da SES-MG, violência na assistência obstétrica é a prática de ações que violem a privacidade e a autonomia das mulheres. 

“A Lei 23.175 lista algumas das ações e atos considerados violência e flagrante desrespeito ao direito das mulheres, entre eles a utilização de termos depreciativos e o impedimento da presença de acompanhante durante o pré-parto, o parto, o puerpério e nos casos de abortamento”, explica Ane Karine. 

Também é considerada violência obstétrica deixar de aplicar, quando requerido pela parturiente e as condições clínicas permitirem, anestesia ou métodos não farmacológicos para o alívio da dor e impedir o contato do recém-nascido com a mãe logo após o parto. 

“Tanto a lei quanto a Semana Estadual de Combate à Violência Obstétrica são instrumentos que nós, mulheres, possuímos para exigir uma assistência humanizada, segura e respeitosa. Por isso, é necessário transmitir para toda a sociedade formas adequadas de prestar atendimento”, avalia Ane. 

Denúncias  

Em Minas Gerais, a Ouvidoria-Geral do Sistema Único de Saúde (SUS) é o setor responsável por receber manifestações como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O canal tem como objetivo principal garantir e ampliar o o do cidadão na busca efetiva de seus direitos.  

O Estado orienta o uso da ouvidoria para notificar sobre a assistência prestada durante o parto e nascimento, seja para realizar denúncia ou elogio, por meio do site https://www.ouvidoriageral.mg.gov.br/manifestacoes-ouvidoria-sus, ou por telefone, nos números 162 ou 136. 

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Grave acidente é registrado na BR-146, na descida de Catiara 5r4q5e

De acordo com informações preliminares, havia vítimas presas as ferragens

Ônibus da pane em rodovia e veículo colide na traseira deixando idosa gravemente ferida, em São Gotardo 1l5e5s

Curso Montagem de Painéis recebe currículos nesta segunda-feira (10/10); 17 alunos devem finalizar profissionalização empregados 1i1b5q

Capacitação é gratuita e voltada para homens e mulheres com mais de 18 anos que concluíram o ensino médio

Governo zera tarifa de importação de nove alimentos para reduzir preços 2o393x

De acordo com Alckmin, a medida permitirá que produtos como leite, mel, ovos e carnes sejam liberados mais rapidamente para venda em todo o país

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo na MGC-354 em Patos de Minas 6t4410

O autor foi encaminhado a delegacia de Polícia Civil de Patos de Minas

Reunião do Codema discute construção de supermercado BH no antigo Campo do Vila Esporte Clube 5n4p6n

Conselheiro diz que projeto ainda não está liberado totalmente

Motorista nega bafômetro após saída de pista na MG-235, em São Gotardo 162m58

O condutor informou que deslocava para São Gotardo e que, ao desviar de um buraco na rodovia, perdeu o controle direcional do automóvel, ocasionando a saída de pista em seguida

Abertura de porta de caminhonete provoca acidente e deixa duas pessoas feridas em Patos de Minas 4z3v5

Com o impacto, o condutor e a ageira perderam o controle da moto e acabaram colidindo contra um veículo VW Gol, que seguia no sentido contrário

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>