Ouça ao Vivo:

Pretos morrem quatro vezes mais de disparo de arma de fogo que brancos p221h

Disparidade também aparece entre mulheres pretas e brancas

Em uma década, os homens negros morreram quatro vezes mais por disparos de armas de fogo em comparação aos brancos. É o que revela estudo do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e do Instituto Çarê. A pesquisa analisou as taxas de internações e mortalidade por agressões entre 2012 e 2022 a partir do recorte raça e cor. 126y6h

De acordo com o levantamento, 10.764 homens pretos foram mortos por disparos de armas de fogo em vias públicas em 2022, ante 2.406 homens brancos na mesma situação.

Para os pesquisadores, os dados reforçam as desigualdades estruturais presentes no país. “A população negra sofre mais violência, não apenas a violência letal, aquela que leva ao óbito, mas também a violência generalizada, que leva a mais internações do que a população branca”, ressalta Rony Coelho, pesquisador do instituto em entrevista à TV Brasil.

Mulheres

Em relação às mulheres, o cenário se repete. Em 2022, foram registradas as mortes de 629 mulheres pretas, contra 207 brancas. Os óbitos das mulheres pretas são três vezes maior em comparação aos das brancas.

As mulheres pretas estão em maior vulnerabilidade para todos os tipos e locais de agressão em comparação com mulheres brancas. Em 2012, por exemplo, foram 814 mortes de mulheres pretas em via pública, 631 mortes no domicílio e 654 em hospitais. Para mulheres brancas, foram 302, 422 e 342, respectivamente“, aponta a pesquisa.

Faixa Etária

Quanto à faixa etária, os jovens pretos de 18 a 24 anos são as principais vítimas, no período de 2010 a 2021. Segundo o estudo, a discrepância racial ocorre na maioria das faixas etárias, e a a cair a partir dos 45 anos.

Os pesquisadores defendem que a queda do número de vítimas da violência entre pretos e brancos depende de o igualitário à educação, saúde, justiça social e segurança pública.

Fonte: Agência Brasil

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Banco Mercantil do Brasil deverá informar aos beneficiários do INSS sobre a não obrigatoriedade de contas 654h2w

O Ministério Público Federal (MPF) enviou recomendação ao Banco Mercantil do Brasil S/A para que sejam exibidos, em local visível, em todas as suas agências,

Mamoré apresenta primeiros contratados para a temporada 2024 r6k5a

Mais jogadores são aguardados até o fim de semana. A estreia do Mamoré será dentro de um mês em Varginha

Motociclista morre após ser atingindo por carro na BR-365, em Patos de Minas; condutor perdeu controle do veículo depois de pneu traseiro estourar 2x1e4h

O corpo do motociclista foi encaminhado para o IML de Patos de Minas

Sicoob Credipatos convoca seus cooperados para assembleia geral desta quinta-feira (30/03) 18q3s

Sendo uma das cooperativas mais expressivas do Brasil, a Credipatos convida seus cooperados para apresentação de seus resultados

Equipe ROCCA prende rapaz suspeito de tráfico na Orla da Lagoa Grande 46515d

O suspeito negou que seria dono do tablete e disse ser apenas usuário de drogas

Motociclista fica ferido após idoso avançar parada obrigatória no Bairro Guanabara 3imr

O idoso aceitou realizar o teste de alcoolemia, cujo resultado foi negativo para a presença de álcool no sangue. Os envolvidos foram orientados e liberados

Bancos não abrem nos feriados de Sexta-Feira da Paixão (15) e Tiradentes (21) 201l51

As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking).

Ministério Público e Procon fiscalizam aplicação de redução do ICMS em postos de combustíveis de Unaí 3w2b5l

Foram fiscalizados 14 postos de combustíveis

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>