Ouça ao Vivo:

Prefeito de Presidente Olegário afirma que irá cumprir recomendação do Ministério Público e desvio construído pelo município será fechado 1x6c4

O Ministério Público entrou na Justiça, e conseguiu uma liminar determinado  que o órgão estadual faça adequação ao desvio para garantir o fluxo de veículos nos dois sentidos, para garantia da segurança dos usuários 24h por dia, como alargamento do mesmo. 

O prefeito de Presidente Olegário sargento Rhenys Cambraia comunicou na noite da última terça-feira (26) que vai atender a recomendação do Ministério Público e fechar o desvio construído em janeiro, pela prefeitura para auxiliar no fluxo de veículo na MG – 354 – Porfírio Rodrigues Rosa.  4o71

No dia 10 de janeiro, devido as chuvas a via foi totalmente interditada entre os quilômetros 152 e 153 devido as chuvas após afundamento do asfalto. Na ocasião, a Prefeitura construiu um desvio em um terreno particular com autorização do proprietário para auxiliar no fluxo de veículo. Posteriormente o DER -MG – construiu um desvio ao lado da rodovia e desde então os usuários utilizavam as duas variantes (desvio).

O Ministério Público entrou na Justiça, e conseguiu uma liminar determinado  que o órgão estadual faça adequação ao desvio para garantir o fluxo de veículos nos dois sentidos, para garantia da segurança dos usuários 24h por dia, como alargamento do mesmo. 

O DER -MG recorreu da decisão, sustentando que as atuais variantes (desvios) são compatíveis com o fluxo de veículos e que o monitoramento local por 24h é desnecessário, e que as medidas pleiteadas são tecnicamente e economicamente inviáveis, tendo em vista que o alargamento acarretaria elevados custos, demandaria o prolongamento de bueiro de grota existente no local.

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendeu a obrigatoriedade para ordem de construção de novo desvio ou alargamento do mesmo, pelo menos até o julgamento do agravo. Na decisão o desembargador Geraldo Augusto, determinou que o DER MG faça o monitoramento e o controle de veículos 24h, no sistema pare/siga. O MP disse que vai recorrer.

Diante da inércia do DER-MG -, o promotor de Justiça Dr. Bruno Rossi recomendou ao prefeito sargento Rhenys Cambraia a interdição total do desvio realizado pelo município de Presidente Olegário de forma paralela a MG 354.Clique aqui e leia a Recomendação.

Na recomendação o promotor, diz que a mesma é externada em razão do elevado número de acidentes que vem ocorrendo na via, o que gera responsabilidade civil ao município, cujo ônus não mais deve ser ado por este, haja vista que conforme autos e razões expostas pelo DER/MG no agravo de instrumento, o órgão estadual tem capacidade e possibilidade de garantir tráfego seguro aos usuários da via utilizando os desvios sob gestão do mesmo.

O promotor Dr. Bruno Rossi na recomendação fixou o prazo de 10 (dez) dias para resposta do prefeito a mesma. 

O que diz o prefeito de Presidente Olegário.

O prefeito de Presidente Olegário sargento Rhenys Cambraia disse que já foi notificado da recomendação do Ministério Público de Minas Gerais e que vai cumprir a determinação,.

Segundo o sargento, está agendado para a próxima sexta-feira 29 de abril, uma reunião com o DER – MG para que seja organizado e divulgado para a população a nova forma de agem pelo desvio construído pelo DER – MG – às margens da MG 354.

O que diz o Governo de Minas. 

Em nota,  Advocacia-Geral do Estado (AGE) informa que foi intimada e irá se manifestar nos autos do processo. O DER – MG – enviou a Pohoje a nota abaixo.

Nota do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais.

Desde o primeiro momento da interdição de tráfego na MG-354, devido a ruptura do aterro provocada pelas fortes chuvas de janeiro, o DER-MG tomou as medidas necessárias para garantir condições de tráfego seguras para a população de Presidente Olegário, Patos de Minas e da região noroeste. 

É importante destacar que, transcorridos 69 dias do rompimento, o DER-MG realizou cerca de 16 ações, o que representa uma média de uma atividade cumprida a cada 4 dias. Além da construção imediata de uma variante robusta, para garantir a mobilidade de quem a pela região, já foram realizados estudos técnicos e já foi dada, em março, a ordem de início para reconstrução definitiva da pista. 

O DER-MG continua com um ritmo intenso de trabalhos com serviços sendo executados aos sábados e até em feriados, nas obras de recuperação da pista. No momento, estão em execução escavações, drenos, subida do corpo de aterro e dreno vertical.

As questões jurídicas devem ser demandadas diretamente na Advocacia Geral do Estado (AGE).

Assessoria de Comunicação Social DER-MG.

Fonte e Fotos: Juarez Martins – PO Hoje

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

10ª Região promove solenidade de aniversário da PM 463o5r

A comemoração é dos 248 anos da Polícia Militar e dos 26 anos da 10ª RPM

Batida entre motocicletas deixa uma pessoa morta e outras duas feridas na cidade de São Gotardo 3t613d

Um jovem e uma adolescente foram socorridos e levados para o Pronto Socorro municipal

Saúde antecipa nova dose da bivalente para idosos no mês de Dezembro, em Patos de Minas 28474v

Em 2023 a procura da população para se vacinar foi baixa em todas as idades

Foragido da Justiça é preso durante operação na MGC-462, em Patrocínio 2c3w4e

O ageiro foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Patrocínio

Motorista é flagrado com droga durante operação na BR-352, em Patos de Minas 3v3r6m

O motorista assumiu a propriedade da droga.

Jovem é preso após furtar mais de R$ 1.500 reais em produtos de um hipermercado em Patos de Minas 51466j

O crime aconteceu na tarde deste sábado (07/12), no Bairro Bela Vista em Patos de Minas.

Três pessoas da mesma família de Santana de Patos morrem em gravíssimo acidente, em Goiás 2w3v32

O carro, que transportava quatro pessoas, viajava de Patos de Minas com destino ao Tocantins

Saiba os serviços municipais que devem funcionar durante o feriado de Finados, em Patos de Minas f65w

Não haverá expediente tanto na istração municipal quanto no Restaurante Popular

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>