Ouça ao Vivo:

Prefeito de Patrocínio é denunciado por exploração irregular em área de preservação 321j2n

Segundo o MP, as ações também configuram como desrespeito à Lei Nacional do Tombamento, à Constituição da República e à Lei Orgânica do Município

5v1u69

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), denunciou o prefeito de Patrocínio, Deiró Moreira Marra (PSB), por crime de responsabilidade, devido ao descumprimento da ordem judicial que proíbe atividades extrativistas na Serra do Cruzeiro, ponto turístico protegido como patrimônio cultural e ambiental da cidade do Alto Paranaíba.

A denúncia consta que desde 2018, enquanto ainda estava no primeiro mandato, o chefe do Executivo estaria incentivando a extração ilegal de minério na área, resguardado por lei e decisão judicial. As atividades no local, segundo o MP, também configuram desrespeito à Lei Nacional do Tombamento, à Constituição da República e à Lei Orgânica do Município.

A extração de brita, pedrisco e quartzito foi alvo de Ação Civil Pública (A), no ano de 2002, que resultou no tombamento e reconhecimento da Serra do Cruzeiro como Área de Proteção Ambiental (APA). Seis anos mais tarde, após constatar danos à flora e à fauna, o Ministério Público propôs outra ação, e obteve na Justiça, em 2017, sentença favorável para que o Conjunto Paisagístico da Serra do Cruzeiro fosse restaurado. Na mesma ocasião, as atividades extrativistas e de mineração foram suspensas.

No ano de 2018, Deiró recorreu da decisão, mas o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a manteve. Porém, em 2021, após o MPMG ajuizar ação para garantir o cumprimento da sentença, o prefeito obteve, junto ao Conselho do Patrimônio Cultural de Patrocínio, autorização para atividade minerária em partes da área tombada, sob a justificativa de que precisaria  extrair pedras para uso em uma avenida da cidade.

O que isso evidencia é uma verdadeira tentativa do prefeito de burlar a decisão judicial, principalmente a parte que proíbe atividades extrativistas e de mineração dentro do perímetro de tombamento do Conjunto Paisagístico Serra do Cruzeiro”, afirma o procurador Cristovam Joaquim Fernandes Ramos.

De acordo com o Ministério Público (MP), o descumprimento da lei e da decisão judicial pode ser punido com pena de detenção de até três anos, perda de cargo e a inabilitação, por cinco anos, para o exercício de cargo público, eletivo ou de nomeação. Quanto ao crime ambiental, a pena é de até três anos de reclusão e multa.

A Prefeitura de Patrocínio comunicou que a denúncia do MPMG “não procede, é mentirosa, leviana“. Além disso, a istração municipal acusa o procurador Cristovam Joaquim Fernandes Ramos Filho de perseguir o prefeito Deiró Marra.

Fonte: O Tempo

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Fies: Inscrições podem ser feitas até esta segunda 2ky5q

Nesta edição participaram 1.260 instituições privadas de educação superior que oferecem, por meio do programa, 67 mil vagas para financiamento.

Vídeo mostra peão ser pisoteado por touro durante rodeio na Festa do Fazendeiro, em Rio Paranaíba 5r873

Dois salva-vidas que ficam na arena conseguiram afastar o touro

Após mais de 18 horas de trabalhos, Corpo de Bombeiros resgata criança que caiu em buraco, em Carmo do Paranaíba; veja vídeo 2157t

Acidente aconteceu na tarde deste domingo e criança foi retirada da vala apenas na manhã desta segunda (22/08)

ageiros de veículo foram apreendidos com porções de cocaína na BR-352, em Lagoa Formosa 5q5n3e

Os ageiros foram detidos e encaminhados para a delegacia

Mulher com habilitação vencida é pega com drogas durante operação na BR-352, em Lagoa Formosa 4l1w4a

Foram apreendidos papelote de cocaína e de maconha

Militares de Patos de Minas são agraciados com a Medalha Imperador Dom Pedro II em Belo Horizonte, em celebração ao Dia Nacional do Bombeiro 6p3y17

Foram agraciados com a medalha, Bombeiros Militares que se destacaram ao longo da carreira na prestação de serviço de qualidade à população mineira.

Polícia Civil ratifica prisão de trio que participou de troca de tiros com grupo rival no bairro Jardim Quebec 6pa2l

Os indícios apontam que os criminosos usaram uma pistola 9mm e um revólver calibre .38 na troca de tiros.

Ginecologista fala sobre a campanha Janeiro Verde e reforça necessidade de prevenção do câncer de colo de útero 7454f

Ela destaca que o exame preventivo anual e a vacinação contra HPV são essenciais

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>