Ouça ao Vivo:

Ministério da Defesa entrega relatório sobre urnas eletrônicas ao TSE 575a2y

TSE confirma que recebeu o relatório e afirma que o trabalho das Forças Armadas não apontou existência de fraude na votação.
TSE - Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica

O Ministério da Defesa enviou hoje (9) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório produzido pela equipe técnica das Forças Armadas sobre a fiscalização da urna eletrônica. f4f4t

De acordo com a pasta, o documento traz observações e conclusões sobre o sistema eletrônico de votação, conforme as atribuições que foram dadas pelo TSE às entidades fiscalizadoras.

No ofício em que pede que as sugestões dos militares sejam aceitas, o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, cita pontos técnicos que podem ser corrigidos, como investigação da compilação do código-fonte do sistema e a análise minuciosa dos códigos binários executados nas urnas.

“Do trabalho realizado, destaco dois pontos. Primeiro, foi observado que a ocorrência de o à rede, durante a compilação do código-fonte e consequente geração dos programas (códigos binários), pode configurar relevante risco à segurança do processo. Segundo, dos testes de funcionalidade, realizados por meio do Teste de Integridade e do Projeto-Piloto com Biometria, não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento”.

Os militares fazem parte da comissão de transparência criada pelo próprio TSE para fiscalizar as eleições, que foram encerradas no dia 30 de outubro.

TSE 6s676k

Em nota, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, confirmou que recebeu o relatório e afirmou que o trabalho das Forças Armadas não apontou existência de fraude na votação.

“O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu com satisfação o relatório final do Ministério da Defesa, que, assim como todas as demais entidades fiscalizadoras, não apontou a existência de nenhuma fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas e no processo eleitoral de 2022”.

“As sugestões encaminhadas para aperfeiçoamento do sistema serão oportunamente analisadas. O TSE reafirma que as urnas eletrônicas são motivo de orgulho nacional, e que as Eleições de 2022 comprovam a eficácia, a lisura e a total transparência da apuração e da totalização dos votos”, declarou Moraes.

Relatórios 71k1y

No início da tarde de hoje, o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, citou o XXIV Congresso Internacional das Instituições Superiores de Controle e o “trabalho fundamental” do Tribunal de Contas da União (TCU) para atestar a confiabilidade das urnas.

“Por meio de um trabalho exemplar, o tribunal contribuiu para demonstrar a segurança das urnas eletrônicas e o resultado fiel dos votos dados pelos eleitores aos candidatos.”, tuitou o presidente do Senado.

Ontem (8) o TCU informou que não encontrou divergências nos boletins das urnas eletrônicas, durante auditoria no segundo turno das eleições.

Outro relatório, do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, também foi entregue ao presidente do TSE, e reforçou a confiança da entidade no sistema eletrônico de votação. “Após a análise dos relatórios feitos pelas comissões de Direito Eleitoral distribuídas em todo o país, a instituição concluiu que não houve nenhuma suspeita de irregularidade na votação. Evidenciou-se, ao contrário, a postura transparente da Justiça Eleitoral na preservação da lisura e da segurança”.

Fonte: Agência Brasil

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Dengue: Brasil tem 3,2 mil casos a cada 100 mil habitantes 163k4g

Ministério da Saúde avança na segunda etapa do plano de ação para combater avanço das arboviroses com foco nos sintomas de dengue, zika e chikungunya.

Cemig realiza atividade para simular evacuação nas proximidades da Usina Hidrelétrica de Nova Ponte 5n5w6d

Treinamento visa capacitar população para eventos extremos próximo da usina hidrelétrica na cidade de Nova Ponte, no Triângulo Mineiro

Sicoob Credicopa faz promoção em crédito consignado e realiza ação em parceria com a Unimed 56i31

Agência oferecerá testes de glicemia, aferição de pressão, alongamento e brindes aos aposentados

Com constantes ataques a profissionais da imprensa em todo país, Ministério da Justiça anuncia criação do Observatório Nacional de Violência contra Jornalistas j11k

O anúncio ocorre pouco mais de uma semana depois dos atos realizados dia 8 de janeiro, em Brasília

Comerciante de 47 anos é morto ao reagir a assalto em Santiago de Minas, no município de Presidente Olegário 1h5k2t

Um suspeito foi preso pela PM

Jovem é preso por embriaguez ao volante e porte de drogas, em Patos de Minas 2w6f4o

O jovem foi conduzido para a delegacia de plantão da Polícia Civil de Patos de Minas para providências cabíveis.

“Prefeitura no seu Bairro” será realizada nesta terça-feira (23/01), no Alto da Serra, em Patos de Minas t2b2c

Será realizada no bairro Alto da Serra, no Salão Comunitário, na rua 21, nº 251, das 8h às 11h30

Queda de internet em pedágio na BR-365 impede que motoristas sigam viagem 2474s

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>