Ouça ao Vivo:

Minas Gerais deve incluir vacina contra Covid-19 no calendário anual de vacinação 262s1w

Imunização reduziu números de casos e óbitos no estado; população deve completar esquema vacinal contra a doença

Minas Gerais segue avançando no combate à Covid-19 e bateu mais uma marca importante. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG), Minas alcançou o patamar inicial da pandemia, registrado quando o vírus chegou ao Brasil. Desta forma, os índices atuais de novos casos e óbitos se assemelha ao de março de 2020. E, para reforçar a proteção no estado, a partir do ano que vem, a secretaria pretende incluir o imunizante contra a covid no calendário nacional de vacinação. 656k73

“Estamos em um momento melhor e isso se deve, obviamente, à vacinação. E vamos continuar lembrando e reforçando a importância de se imunizar, pois muita gente ainda não se vacinou. A expectativa é a de que a vacina faça parte do calendário. Não sabemos ainda se será uma ou duas doses, estamos discutindo isso junto ao Ministério da Saúde e essa decisão deve sair até o final do ano, para que a gente se planeje para aplicar esse reforço em 2023”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.


Minas está atualmente com 88% de cobertura da primeira dose para o público-alvo e 83% de cobertura na segunda dose e dose única. Já nas doses de reforço, a cobertura é de 63% na primeira aplicação e 41% da segunda. Em relação ao público infantil, de cinco a nove anos, a primeira dose está em 62% de cobertura e 44% na segunda dose.

“Hoje, o risco de pegar covid é muito baixo, mas há um aumento de casos na Europa e nos EUA. Isso se deve ao período de outono e inverno lá. A partir de março do ano que vem, isso deve acontecer aqui também, devido ao período de aumento de doenças respiratórias, dentre elas a covid. Portanto, vamos nos preparar para o período de sazonalidade. Claro que a doença não vai ser como foi, porque estamos vacinados, mas quem está atrasado precisa se preparar porque daqui a pouco o vírus volta a circular assim como a gripe”, explicou o secretário.

Imunização abaixo dos 39 anos 3u2qd

Em relação à segunda dose de reforço para o público abaixo de 40 anos, o secretário explica que ainda não há consenso entre os órgãos de saúde envolvidos.

“O governo federal, os estados e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) ainda não encontraram evidências científicas para ampliar a vacinação para a faixa abaixo de 40 anos. Isso indica que a proteção com as três doses se mostra suficiente para este grupo, por enquanto. Os imunossuprimidos e maiores de 40 anos devem tomar a quarta dose, mas para o restante ainda não se mostra um benefício relacionado a mais uma dose da vacina. Se houver uma mudança neste entendimento, vamos fazer a aplicação”, finalizou o secretário.



 

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Em Patos de Minas, homem é preso por ameaçar a irmã de 12 anos de morte por desobedecê-lo 123t3r

A adolescente foi acolhida pelo Conselho Tutelar e encaminhada a uma casa de acolhimento

Mercado Imobiliário cresce cada vez mais em Patos de Minas 1d356b

Crescimento se apresenta tanto na aquisição do imóvel próprio, quanto na oferta de empregos

Mulher de 27 anos perde controle e bate carro em poste no centro de Patos de Minas 73182r

Ela alegou ter perdido o controle por cansaço

Governo se alia ao Serasa para ampliar alcance do Desenrola Brasil 6j6t3a

Antes, o o ocorria apenas pela plataforma Desenrola.Gov.br.

Jovem é preso em flagrante com drogas e dinheiro em residência no bairro Jardim Esperança 661i1m

Os policiais realizaram uma verificação na residência, onde encontraram quatro grandes tabletes de uma substância análoga à maconha, já embalados para venda e uma quantia de R$ 202,00 em dinheiro

Motociclista fica gravemente ferido após colidir contra caminhão, no bairro Morada do Sol 2t5wo

Ele foi socorrido apresentando grande hematoma na cabeça, com sangramentos, agitação e confusão mental

Acusado de matar rapaz com golpes de enxada é novamente julgado no tribunal do Júri de Patos de Minas 603i40

Antônio foi condenado a 12 anos e 6 meses de prisão, mas poderá recorrer em liberdade

Vereador fala sobre processo de apuração de denúncia contra prefeito de Carmo do Paranaíba 25y1q

Para a cassação do mandato de César Caetano são necessários 2/3 dos votos, totalizando 8 dos 11 vereadores.

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>