Ouça ao Vivo:

MG tem 3,7 milhões de mulheres responsáveis por domicílios e 65,1% delas são negras 186j11

Documento elaborado em parceria da Sedese com a Fundação João Pinheiro faz parte da Campanha Minas pelos Direitos Delas.

A  Secretaria de Estado de Desenvolvolvimento Social de Minas Gerais(Sedese-MG), por meio da Subsecretaria de Inclusão Produtiva, Trabalho, Emprego e Renda, divulgou, nesta semana, um boletim especial em celebração ao Mês das Mulheres.  2s6r28

O boletim apresenta informações sobre a condição no mercado de trabalho das mulheres responsáveis pelos domicílios em Minas Gerais, e faz parte da Campanha da Sedese “Minas pelos Direitos Delas” que desenvolve uma série de ações ao longo do mês de março. 

Lançado pelo Observatório do Trabalho de Minas Gerais, o estudo foi elaborado em parceria com a Fundação João Pinheiro, com dados estatísticos obtidos pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), de 2012 a 2023. 

Resultados 

Os dados evidenciam uma mudança significativa no panorama das famílias brasileiras. De acordo com o levantamento, observa-se um aumento progressivo no número de mulheres assumindo o papel de “chefes de família”, entre 2012 até 2023.

O estudo apontou a predominância das mulheres negras nesse papel de responsabilidade doméstica. No ano ado, cerca de 2,2 milhões de mulheres negras eram as principais responsáveis pelos domicílios. 

A diretora de Monitoramento e Articulação de Oportunidades de Trabalho, Amanda Carvalho, reforça que o boletim traz importantes resultados sobre a participação de mulheres em posição de chefes de família. 

“Desde 2012 vem sendo observado o aumento progressivo dessa posição de mulheres como responsáveis por seus domicílios, o que contribui para discussões em torno das realidades diferentes desse grupo no mercado de trabalho como por exemplo o rendimento médio, principalmente em comparação com o público masculino”, pontua.

O boletim também destaca um aumento no número de mulheres assumindo a responsabilidade pelos domicílios em todas as faixas etárias, especialmente entre aquelas com idades compreendidas entre 18 e 39 anos. 

Amanda afirma ainda que esta “é uma pauta multisetorial que precisa ser discutida para execução de ações e políticas públicas”, com o objetivo de promover e defender o direito das mulheres no estado. 

Escolaridade 

Outro ponto de destaque é o aumento das mulheres que chefiam domicílios possuindo níveis de escolaridade mais avançados, como o ensino médio e o ensino superior completos, demonstrando uma correlação entre educação, participação ativa no mercado de trabalho e na estruturação familiar.

Quanto à posição de ocupação, o boletim indica que, em 2023, a maioria das mulheres chefes de domicílio estava empregada com carteira de trabalho assinada. Esse dado indica não apenas uma maior estabilidade financeira para essas famílias, mas também uma tendência de formalização das relações de trabalho para as mulheres. 

Para uma análise mais detalhada e aprofundada, o boletim completo em celebração ao Dia Internacional da Mulher está disponível para leitura, clique aqui

Minas pelos Direitos Delas  

A Campanha Minas pelos Direitos Delas segue até o dia 31/3 com ações que envolvem a valorização, sensibilização, informação e o cuidado com as mulheres mineiras.

Foto e fonte: agenciaminas

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Polícia Militar prende autores de furto à relojoaria em Patos de Minas 2j6734

Saúde lança assistente virtual com informações sobre vacinas 417262

Por meio da plataforma será possível ar diversos tipos de conteúdo

Jovens de 12 a 16 anos podem se inscrever até segunda-feira (10/10) para participar da seleção virtual do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente 2i3i29

Processo seletivo procura interessados em fazer parte do Comitê de Participação de Adolescentes (A)

Homem de 34 anos é encontrado morto dentro do banheiro de um quarto de hotel 6m5i4g

O homem é natural da cidade de araxá

PM age rápido e prende autores que roubaram malote de dinheiro de funcionário de posto de combustível 355112

Durante a abordagem, os militares flagraram os suspeitos abraçados com dinheiro roubado em cima de uma cama

PM prende homem por cultivo de maconha e porte ilegal de munição, em Lagoa Formosa 1iu5h

Foram localizadas várias mudas de maconha plantadas no fundo do quintal

Agência do Sebrae em Patos de Minas oferece consultorias sobre organização financeira e o ao crédito 4w2me

O atendimento personalizado é gratuito e feito por um consultor especialista em gestão financeira

Idosa perde R$3.250 após cair em golpe do amor, em Patos de Minas 355n2w

A mulher, de 71 anos, fez dois depósitos para o golpista

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>