Ouça ao Vivo:

Instituto Mineiro de Agropecuária define novas regras para o comércio de mel 41291h

Para que o produtor rural possa extrair a própria matéria-prima, deverá estar cadastrado junto ao IMA

O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), definiu, por meio da Portaria nº 2205/2023, novas regras para a extração de mel pelo produtor rural e recebimento pela unidade apícola. Com fiscalização objetiva e segura, a medida favorece a rastreabilidade dos produtos desde a elaboração da matéria-prima até a expedição do produto final e, ainda, facilita procedimentos ao produtor rural e à unidade apícola. 82z3d

Agora, é possível extrair a matéria-prima dentro da propriedade e entregar ao estabelecimento industrial (unidade apícola). É permitido o trânsito desde que o mel seja manipulado e acondicionado em condições higiênico-sanitárias.

Para que o produtor rural possa extrair a própria matéria-prima, deverá estar cadastrado junto ao IMA e ser vinculado ao estabelecimento beneficiador.

Benefícios

Mariana Telles, fiscal do IMA, avalia as novas regras.

“Dessa forma, as melgueiras não saem da propriedade e o estabelecimento não precisa realizar a etapa de extração do mel, favorecendo qualidade do produto e segurança para o consumidor. A unidade apícola registrada no IMA deverá ter estrutura adequada para o processamento, bem como dispor de todos os programas de autocontrole definidos em legislação”, explica.

A fiscal do IMA acrescenta que a estrutura da unidade apícola deverá contemplar área ou dependência para limpeza externa dos recipientes de mel antes de serem encaminhados para o interior da unidade apícola, com fluxo operacional adequado e área ou dependência para lavagem dos vasilhames utilizados no processamento.

“Ainda deverão executar as etapas de filtração e decantação do mel para torná-lo adequado ao consumo direto. Dentre os requisitos de autocontrole estão os procedimentos sanitários operacionais, formulação de produtos, combate à fraude e rastreabilidade”, detalha Telles.

Registro

Atualmente, há 21 unidades apícolas registradas no estado.

Valor agregado e controle da matéria-prima estão entre os benefícios de se registrar a unidade apícola. O estabelecimento industrial registrado que recebe a matéria-prima extraída pelo produtor rural fica isento de realizar algumas etapas do processamento do mel e derivados (extração e centrifugação).

“Os estabelecimentos elaboradores de produtos de origem animal, independente da área de atuação (carne, leite, mel, ovos e pescado), que atendem à legislação, apresentam menor risco de sofrer autuações. Produto registrado é sinônimo de qualidade, segurança e saúde”, destaca a fiscal.
Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Em 2023, vereadores de Patos de Minas acumulam 27 faltas entre reuniões ordinárias e extraordinárias 5t34i

Nunca houve caso de perda de mandato de vereador por conta de faltas

Equipe App UNIPAM de basquete em cadeira de rodas irá disputar os Jogos do Interior de Minas 644ro

Os atletas viajam nesta quinta-feira (31) para disputar os jogos

Apenas 64,73% do público alvo é vacinado contra a gripe, em Patos de Minas 1n1m2n

No total, foram aplicadas 1.069 (1ª dose) e 626 (2ª dose)

Lagoa Formosa: homem de 35 anos é morto a tiros 4j2i3o

A Polícia Militar segue fazendo os levantamentos para localizar os suspeitos

Você sabe o que é a Constituição? Professor patense fala sobre o documento que baseia a legislação brasileira; confira a entrevista 6v4k14

Em comemoração ao Dia da Promulgação da Constituição de 1988, o Clube Notícia conversa com o professor Marcos Rassi

Investidores do Sicoob Credipatos de Lagoa Formosa são homenageados após entrega de prêmios 73436o

Vale destacar que só a agência de Lagoa Formosa teve 12 contemplados de um só vez.

Motorista morre preso às ferragens após perder controle de carreta na BR-146, próximo a Serra do Salitre qc1o

O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico legal (IML) em Patrocínio

Travesti surta e é flagrada dançando em cima da mureta do Terminal Rodoviário 1g3u6l

veja o vídeo que viralizou na internet

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>