Ouça ao Vivo:

Fila por transplante de órgãos, saiba como funciona 376e5

No ano ado, foi registrado um aumento no número de doações e na realização de transplantes, tanto em Minas como no Brasil.

Diante de boatos e rumores infundados, que podem ter impacto negativo na decisão das famílias de possíveis doadores de órgãos e tecidos, é essencial a divulgação sobre o assunto. 311e9

A classificação na lista de espera é determinada por um conjunto de fatores técnicos relacionados exclusivamente ao quadro de saúde dos pacientes, inclusive a compatibilidade entre o doador e o receptor, assim como o tempo em que ele aguarda pela cirurgia. O nível de gravidade do paciente faz com que ele avance na lista de espera, ando à frente daqueles que estão menos graves e que, dessa forma, podem aguardar um pouco mais em comparação àquele que corre maior risco de morte, daí a necessidade da cirurgia com urgência.

A distribuição dos órgãos é gerenciada pelo Ministério da Saúde e a fila é aberta e transparente. Os dados que constam no cadastro de quem aguardam pelo transplante dizem respeito, estritamente, ao tipo de doença, nível de gravidade e demais características imunológicas daquela pessoa. Essas informações constituem uma espécie de ‘carteira imunológica’ que identifica os futuros transplantados com base, unicamente, nessa série de dados que determinam o lugar na lista de espera“, informa o cirurgião e diretor do MG Transplantes, Omar Lopes Cançado.

O diretor explica sobre as suposições de que a fila de transplantes esteja sendo submetida a privilégios e reforça a confiabilidade da fila, assim como de todo o sistema de transplantes no Brasil (país com o maior sistema público de transplantes no mundo). “O assunto vem à tona toda vez que uma pessoa famosa ou influente recebe transplante, e gera dúvidas. Mas não temos informações no sistema sobre a condição socioeconômica da pessoa, nem se ela fará a cirurgia transplantadora pela rede pública ou privada. Dados dessa natureza não constam na lista de espera de possíveis receptores de órgãos e tecidos”, assegura Omar Cançado.

Todos os órgãos distribuídos para transplantes no Brasil vêm do Sistema Único de Saúde (SUS), responsável pela captação, pela distribuição e pela regulação da fila única de espera. Portanto, independente do fato de que a cirurgia transplantadora seja realizada na rede pública ou na privada, todos que aguardam pelo transplante têm que estar, necessariamente, na lista única de espera gerida pelo SUS, por meio do Ministério da Saúde, e aguardar sua vez conforme sua classificação de prioridade.

No ano ado, foi registrado um aumento no número de doações e na realização de transplantes, tanto em Minas como no Brasil. Entre outros fatores, esse é um efeito positivo da circulação de informações corretas sobre a dinâmica do transplante de órgãos. Com isso, o assunto da doação e dos transplantes de órgãos ganha maior visibilidade e é inserido nas conversas cotidianas de um número significativo de pessoas.

Neste momento, sete mil pessoas aguardam por transplante de órgãos e tecidos em Minas Gerais, e a lista de espera é maior para quem precisa de rim e córnea.

A doação de órgãos é um ato pelo qual a pessoa manifesta a vontade de que, a partir do momento da constatação da morte encefálica, uma ou mais partes do seu corpo (órgãos ou tecidos) sejam transplantadas para ajudar outras pessoas.

O principal o para se tornar um doador é conversar com a família e deixar claro o desejo. Não é obrigatório deixar nenhum registro por escrito, porém os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte do doador.

Fonte: Agência Minas

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Acidente entre carro e motocicleta deixa dois feridos no Bairro Alto Caiçaras, em Patos de Minas 3mf12

Segundo a polícia, o condutor da motocilceta não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH)

Termina amanhã (15/08) o prazo para manifestar interesse na lista do ProUni 4u735w

A classificação dos estudantes é feita de acordo com as opções e notas obtidas no Enem

Novas restrições para contas de adolescentes são implementadas pelo Instagram no Brasil f6y6d

A nova restrição é uma modalidade de supervisão voltada para usuários de 13 a 17 anos, que promete maior segurança e controle parental

12º Festival Marreco está chegando com novidades e entrada gratuita 5a332l

Com uma programação diversificada, o festival contara com grandes atrações artísticas

Encerramento da tradicional Campanha de Folias de Reis é realizada em Patos de Minas 2r526z

Finalização foi marcada pela celebração da Santa Missa, realizada pelo padre João Gonçalves

Operação Carnaval: PM aborda suspeitos dentro de carro próximo ao parque de exposições e localiza arma e drogas a394f

A abordagem foi no bairro Alto dos Caiçaras

Começa oficialmente nesta quarta (10), a 42ª edição da Festa da Produção em Presidente Olegário 3q6p2z

Festival de Pratos Típicos e eleição da Rainha estão entre as primeiras atrações da festa.

Celebração ao Dia Internacional da Dança leva arte e encantamento às crianças, com apoio do Sicoob Credicopa o2f6s

Essa ação, com o apoio do Sicoob Credicopa, reforça o compromisso com a cultura e a formação de novos olhares, incentivando o contato com a arte desde a infância.

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>