Ouça ao Vivo:

Estiagem: Levantamento da Emater-MG mostra que 326 mil produtores foram prejudicados pela seca em minas Gerais 3z723i

Abastecimento de água está comprometido em 78,4% das propriedades rurais.

A severa estiagem que atinge as regiões Norte, Noroeste e Nordeste de Minas Gerais já afetou 326 mil produtores rurais. É o que indica o levantamento concluído pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) em 241 municípios e que aponta as perdas causadas pela seca, no período de outubro a dezembro deste ano. O abastecimento de água está comprometido em 78,4% das propriedades rurais, prejudicando o consumo de pessoas e dos rebanhos. 2z5i3s

Segundo a Emater-MG, a área de grãos perdida soma 92 mil hectares, principalmente de milho, feijão e soja. A estimativa é que 91,3% das lavouras deixaram de ser irrigadas e que 71% do que já foi semeado deverão ser replantados, caso haja chuva suficiente nas próximas semanas.

Na pecuária, o levantamento da Emater-MG aponta que em 56,4% das propriedades, o estoque de volumoso para alimentar o gado (cana, silagem e capineira) está esgotado e 27,8% têm quantidade suficiente somente para os próximos 15 dias. Apenas 15,8% das propriedades pesquisadas possuem alimentação suficiente para o gado para o período de 30 dias.

Os números mostram ainda que a produção de alimento para os animais em 2024 está comprometida em 95,9% das propriedades. Além disso, a oferta de pastagem para o rebanho no próximo ano é insuficiente para atender às necessidades dos animais em 85,9% dos estabelecimentos.

Seguro

A Emater-MG esclarece que os produtores prejudicados pela estiagem e que adquiriram crédito de custeio com seguro (Proagro, por exemplo) devem procurar a instituição financeira e fazer a Comunicação de Perdas (COP). O agente financeiro será responsável por designar um perito para fazer o levantamento de comprovação das perdas no campo.

Já os produtores que possuem operação de crédito sem a contratação de seguro, ou aqueles que têm operação de investimento contratada, devem procurar o escritório da Emater-MG e solicitar a elaboração do Laudo Técnico de Prorrogação de Dívida. Com este documento, o produtor deve ir à instituição financeira para negociar o pagamento. A prorrogação das dívidas é possível em casos como frustração de safra por fatores adversos e dificuldade de comercialização de produtos.

Garantia-Safra

Outro instrumento voltado para os pequenos produtores para amenizar os prejuízos é o Garantia-Safra. Ele visa atender agricultores familiares residentes na região de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em caso de perda de pelo menos 50% da safra devido à estiagem ou ao excesso de chuvas.

A iniciativa é do Governo Federal, realizada em parceria com os governos estaduais, prefeituras municipais e agricultores familiares. A ação é parte do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Atualmente, na safra 2023-2024, já são 44 mil agricultores inscritos no programa, de 110 municípios. O Estado está destinando ao Garantia-Safra mais de R$ 5,1 milhões. O benefício é pago em parcela única de R$ 1,2 mil.

Os produtores inscritos no Garantia-Safra devem apresentar ao banco a solicitação de vistoria e indicação do técnico vistoriador no período de 2 de janeiro a 1° de março de 2024.

Técnicas de mitigação

A Emater-MG alerta que os produtores rurais, principalmente aqueles que vivem em áreas com histórico de severos períodos de secas, devem investir em técnicas que, a médio e longo prazo, vão reduzir os efeitos da estiagem.

Entre as ações indicadas pela empresa estão o uso de técnicas de conservação de água no solo como o plantio direto, manejo da vegetação, sistemas agroflorestais, manejo de pastagens, plantio em nível e terraceamento, conservação de estradas rurais e carreadores, construção de estruturas de barramento e drenagem e a implantação de bacias de captação de água das chuvas. As recomendações podem ser obtidas nos escritórios da Emater-MG e também estão disponíveis na Livraria Virtual no site da empresa: www.emater.mg.gov.br.

Foto e fonte: Ascom/Emater-MG

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Polícia Civil prende suspeito de espancar homem até a morte, em Lagoa Formosa 2q6y38

Cemitério Municipal Santa Cruz é preparado para receber visitantes no Dia de Finados 2g4l6r

A limpeza e manutenção dos túmulos faz parte da tradição desta data

Motorista perde controle e capota carro no viaduto em Patos de Minas 4kp1v

O motorista foi socorrido pela Unidade de Resgate e levado para o Hospital

Acidente nas “vistas” em Patos de Minas deixa pai morto e filho de 13 anos gravemente ferido 694w2z

O adolescente segue internado em estado grave com suspeita de múltiplas fraturas

Lagoa Formosa: motorista sofre acidente com caminhão carregado com milho 6p153a

Detento foge do Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo em Carmo do Paranaíba 1x5j60

O preso conseguiu ar o telhado da unidade e, em seguida, pulou o muro utilizando uma pilha de pedras e blocos de concreto

PM recupera três bicicletas furtadas em Patos de Minas 526v4c

Ninguém foi preso

Secretário municipal explica por que pagamento da “tarifa social” só será reado a Pássaro Branco em 2023 446vf

Projeto que visa regulamentação do ree deve ser votado nesta quinta-feira (16/02)

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>