Ouça ao Vivo:

Dados mostram que diferença salarial entre homens e mulheres caiu 5z5h12

As informações serão apresentadas nesta terça-feira (05/03), durante a primeira reunião de 2024 do Fórum Nacional da Mulher Empresária da CNI

5v1u69

Os dados estão no levantamento Mulheres no Mercado de Trabalho, realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) a partir de microdados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo os dados, nos últimos 10 anos, houve uma redução na diferença entre salários pagos às mulheres e aos homens.

O estudo indica que as mulheres têm mais escolaridade que os homens: enquanto elas têm, em média, 12 anos de estudo; os homens têm 10,7 anos.

O tempo dedicado à chamada jornada de trabalho reprodutiva, ou seja, aquela que envolve as atividades domésticas e de cuidados com familiares, também é maior entre as mulheres. No caso das pessoas empregadas, esse tempo foi de 17,8 horas semanais para mulheres e de 11 horas para homens em 2022. Entre os desocupados – desempregados e pessoas em busca de emprego –, a diferença é ainda maior: as mulheres exercem 24,5 horas semanais de trabalho e os homens, 13,4 horas.

De acordo com o presidente da CNI, Ricardo Alban, apesar da redução das diferenças entre gêneros da última década, é preciso continuar avançando e rápido.

É urgente ampliar o debate e implementar medidas concretas para chegarmos a um cenário de equidade plena no mercado de trabalho brasileiro”, destacou.

Em julho do ano ado, o governo federal sancionou uma lei que garante igualdade salarial entre homens e mulheres e estabelece medidas para tornar os salários mais justos, aumentando a fiscalização contra a discriminação e facilitando os processos legais para garantir igualdade salarial.

Com a nova lei, empresas com 100 ou mais funcionários devem fornecer relatórios semestrais transparentes sobre salários e critérios de remuneração. Esses relatórios devem conter informações que permitam comparar salários e remunerações entre homens e mulheres de forma objetiva.

Caso haja alguma irregularidade, serão aplicadas punições istrativas e os processos legais para corrigir a desigualdade devem ser facilitados.

Também foram instituídos canais para denunciar o descumprimento da igualdade salarial por parte de empresas e entidades em geral. As pessoas podem encaminhar os casos por meio de um portal do Ministério do Trabalho ou pelo telefone: Disque 100, Disque 180 ou Disque 158.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Homem denuncia insultos racistas em clube de Patos de Minas; mulher é conduzida à delegacia 4d195k

A esposa do homem, ao tomar conhecimento dos fatos, percebeu que a sócia do clube, que estava acompanhada de outras pessoas, olhava para a vítima e fazia gestos. Então, dirigiu-se até a mulher para esclarecer a situação. No entanto, nesse momento, presenciou a autora se referir à vítima por duas vezes com a expressão: “aquele preto escroto”

Secretário afirma que taxa de cobrança da CEASA de Patos de Minas deve ser retirada a partir de 2024 3z5f4a

Os problemas de perturbação no Galpão do Produtor Rural também estiveram em pauta no Debate 98

Governo Falcão: Ana Rodrigues pede demissão da Diretoria de Comunicação 7j35

Em 2021 secretários de Educação e Finanças também pediram demissão de suas pastas

Coruja que não conseguia voar é resgatada pelo Corpo de Bombeiros no bairro Campos Elíseos 276ds

Com o uso de técnicas especificas a ave foi recolhida e será encaminhada ao Cetras, para os devidos cuidados.

Patos de Minas registra 577 novas notificações e confirma mais 54 casos de dengue d2t3s

No período entre 20 e 28 de abril, somente na UPA, 412 pessoas foram atendidas com suspeita da doença

Veículo colide com traseira de carreta estacionada e motorista morre, em Patos de Minas 3u425

A vítima de 19 anos ficou presa entra as ferragens e morreu no local

Grave acidente na BR-365 deixa uma pessoa morta e outra ferida 10623i

Não há previsão de liberação da rodovia devido à grande quantidade de óleo na pista

Polícia Militar de Patrocínio prende estelionatários que se avam por agentes do IBGE e aplicavam golpes em idosos 154l3w

A ação dos criminosos consistia em abordar idosos em suas residências, sob o pretexto de atualização cadastral ou participação no Censo do IBGE

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>