Ouça ao Vivo:

Criadores têm até dia 31 de julho para vacinarem bezerras em Minas Gerais 3p1o28

Esta é a forma mais eficiente de prevenir a brucelose e evitar problemas de saúde pública e danos à economia do estado.

Minas Gerais é o maior produtor de leite do Brasil, com mais de 9 bilhões de litros por ano, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), razão pela qual o Governo do Estado é rigoroso com os cuidados sanitários dessa produção. 6n2r1t

Uma das doenças que pode ser transmitida ao ser humano por meio do consumo de leite não pasteurizado de animais infectados é a brucelose, zoonose que acomete preferencialmente bovinos e bubalinos. Por isso, o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), autarquia vinculada à Seapa, reforça a importância de vacinar bezerras de três a oito meses de idade contra a doença.

Esta é a forma mais eficiente de prevenir a brucelose e evitar problemas de saúde pública e danos à economia do estado. Os produtores rurais mineiros têm até o dia 31/7 para imunizar suas bezerras e até dia 10/8 para declarar no IMA a vacinação desses animais.

Até o momento, Minas registrou a imunização de pouco mais de 1 milhão de fêmeas bovinas e bubalinas contra brucelose, o que equivale a 45,3% da população desses animais com idade entre 0 e 12 meses no estado. A meta, segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) é ter um índice vacinal de 80% de todo o rebanho elegível para a vacinação no estado.

O cuidado com a produção leiteira em Minas torna-se ainda mais importante quando se leva em consideração o fato de o estado ser reconhecido pela produção de queijos artesanais de Minas, produzidos a partir de leite cru (não pasteurizado). Hoje, há 151 queijarias artesanais registradas junto ao IMA, sendo este um dos produtos mais celebrados atualmente.

O IMA realiza inspeções e fiscalizações higiênico-sanitárias, desenvolve regulamentações específicas para cada tipo de queijo artesanal e fiscaliza fazendas, queijarias e entrepostos, verificando se as propriedades estão em conformidade com as normas de boas práticas agropecuárias e de fabricação artesanal.

Medidas como essas, além da exigência da vacinação contra brucelose e a declaração no IMA, buscam proteger a economia e a saúde pública no território mineiro, além de auxiliar no controle da doença no estado, visando a erradicação em Minas.

Com todos os animais diagnosticados negativos para ambas as doenças, a propriedade recebe um certificado válido por um ano.

Anualmente, é necessário renovar este certificado através da atualização dos dados do rebanho e da realização de novos exames que confirmem a ausência dessas enfermidades. As orientações e procedimentos para obter o certificado de propriedade livre de brucelose e tuberculose estão disponíveis no site do IMA.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Caminhão-tanque cai de ponte e duas pessoas morrem na BR-365 1ivo

Carregado com 61 mil litros de diesel S10, o caminhão-tanque caiu de uma altura de 10 metros

Após denúncia, PM localiza drogas, dinheiro e objetos furtados em casa do bairro Nossa Senhora das Graças n311u

Um rapaz foi preso por suspeita de tráfico e outro por uso de drogas

Audiência Pública sobre a duplicação da BR-365 acontece sexta-feira (04), em Patrocínio f2l5j

A Deputada, Greyce Elias apresentou uma representação ao Ministério Público Federal em Uberlândia, contra o modelo proposto pelo estado.

Bombeiros combatem incêndio na rua Santa Cruz, em Patos de Minas 6m5n6p

Houve queda da parte do telhado. Não houve vítimas e proprietário do imóvel não foi localizado

Sebrae abre inscrições para Bootcamp em Patos de Minas 2r33j

Curso de empreendedorismo é destinado a quem tem uma ideia e quer abrir uma empresa ou redesenhar o modelo de negócio

Prefeitura de Patos de Minas e UNIPAM, apresentam projeto de Revitalização da Lagoinha 3x104w

As obras terão ínicio em agosto, com a previsão de entrega para março/2024.

Imóvel utilizado por usuários de drogas é demolido pela Prefeitura de Patos de Minas; entenda a história 44314y

A residência foi doada para o Centro de Umbanda em 1989, mas a doação foi revogada após denúncia do Ministério Público

Especialista em Direito Público fala sobre a redução do valor da agem em ano eleitoral e os contratos sem licitação feitos pela prefeitura, no Debate 98 3y4257

O advogado comentou ainda sobre a proibição de cargos na Câmara Municipal

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>