O descarte incorreto de objetos cortantes e perfurantes no lixo doméstico pode trazer grandes riscosa de acidentes graves aos garis coletores, que estão sempre expostos a diversos riscos em seu ofício. Em Patos de Minas, casos de profissionais se machucando gravemente devido ao descarte desses objetos tem se tornado cada vez mais comum. 96i1e
Em entrevista concedida a Rádio clube 98, Cristina Duarte, técnica de segurança do trabalho do Grupo Conserbras, empresa responsável pelo recolhimento do lixo em nosso município, destacou ações para realizar o descarte correto dos objetos cortantes, que se realizados corretamente podem controlar alguns riscos corridos no dia a dia dos garis.
Entre as orientações estão o armazenamento de cacos de vidro, pedaços quebrados de argamassas, seringas com agulhas e latinhas de alumínio em potes descartáveis de achocolatado em pó, caixas de papelão ou caixas de suco. Vale lembrar que todos os recipientes utilizados para armazenar esses resíduos devem ser rotulados e identificados.
Já no caso de espetos a orientação é guarda-los dentro de garrafas pet e identifica-las na hora do descarte.
Confira a Reportagem da Rádio Clube 98: