Ouça ao Vivo:

Começa a colheita de café na Região do Cerrado Mineiro e cuidados devem ser tomados para obter produto de qualidade 3v5i2h

Processo de secagem dos grãos envolve diversas etapas que devem ser seguidas para não prejudicar o sabor final da bebida.

O tratamento dos grãos de café após a colheita é uma fase crucial da produção de cafés de alta qualidade, que podem proporcionar aos produtores preços mais elevados. A Emater-MG, empresa de assistência técnica e extensão rural, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), investe constantemente na capacitação dos cafeicultores, sobre os cuidados necessários tanto na implantação e manejo das lavouras, como após a colheita, para garantir a qualidade da bebida. A iniciativa faz parte da agenda estratégica da cafeicultura da empresa, que visa fortalecer a cadeia produtiva do café em Minas Gerais, maior produtor do Brasil, com cerca de 50% da produção nacional. 1k135

De acordo com o coordenador técnico regional da Emater-MG em Viçosa, Deonir Dallpai, o pós-colheita do café é uma operação que requer planejamento e cuidados especiais para evitar perdas de qualidade e renda. “O cafeicultor precisa fazer um plano de colheita ajustado à sua capacidade de processamento, definir qual tipo de bebida ele vai produzir (padrão ou especial, mais valorizado), quanto vai custar para produzi-la e como ele vai fazê-la. O objetivo é manter ao máximo a qualidade que a natureza proporcionou e o que ele investiu em um ano de trabalho nas lavouras”, explica.

Em todas as fases do preparo dos grãos, para garantir a qualidade da bebida, o coordenador da Emater-MG alerta sobre a adoção de boas práticas de higiene. “Afinal, o café é um alimento e pode ser contaminado por microorganismos nocivos à saúde humana.”

Secagem

Após a colheita, a etapa da secagem é a que representa maiores riscos de perda da qualidade do café. Deonir Dallpai explica que os frutos recém-colhidos têm alto teor de umidade e mucilagem abundante, ideal para a proliferação de microrganismos que podem causar fermentações indesejadas, capazes de interferir no sabor final da bebida. O processo inicial de secagem pode ser feito em terreiros, no chão ou mesmo suspensos. Quando o terreiro não é pavimentado, pode-se utilizar também pano grosso ou lona. Neste caso, uma vantagem é a facilidade de proteger o café em caso de mudança brusca do tempo, com risco de chuva. E, no caso de utilizar equipamento para o processo final de secagem (quando os grãos estiverem com cerca de 30% de umidade), o coordenador da Emater-MG explica que é preciso dosar bem o calor, para evitar manchas nos grãos, que acontecem em caso de temperatura excessiva.

Após todo o processo, ainda é necessário atentar para um armazenamento adequado, em local arejado, próximo ao terreiro ou secador, livre de pragas e também longe de outros produtos, pois o café absorve odores estranhos com facilidade. Resumidamente, seguem algumas recomendações técnicas da Emater-MG para o preparo do café após a colheita:

– Revisar e fazer a manutenção e limpeza dos lavadores, secadores, máquinas de beneficiar e tulhas (locais de armazenamento dos grãos).

– Fazer a pré-limpeza dos frutos colhidos para eliminar impurezas grosseiras.

– Acondicionar os frutos em sacos de ráfia e recolhê-los no mesmo dia.

– Medir e transportar os frutos para o local de processamento.

– Fazer a limpeza dos frutos com abanadora manual ou mecânica.

– Espalhar os frutos no terreiro para iniciar a secagem.

– Fazer a lavagem e separação dos frutos por diferença de peso;

– Controlar a secagem do café até atingir o ponto ideal de armazenamento (11% a 12% de umidade).

– Beneficiar o café e classificá-lo por tipo e bebida.

Na página da Emater-MG na internet, é possível baixar gratuitamente uma cartilha ilustrada, com detalhes técnicos sobre o preparo dos grãos de café, desde a colheita até o beneficiamento.

Safra 2022/2023

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) é uma empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável no Estado. Vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Emater-MG atendeu, em 2022, quase 50 mil cafeicultores, sendo 96% da agricultura familiar. A atual safra de café em Minas Gerais (2022/2023) deve render 27,8 milhões de sacas (60kg), correspondente a 50,8% da produção estimada para todo o País.

Fonte e foto: Assessoria de Comunicação – Emater-MG

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Conheça o jovem que cuida de cães de rua e tem sonho em montar uma instituição para os animais, em Patos de Minas 1i3zz

Os interessados em ajudar doando ração ou medicamentos entrar em contato pelo (34) 99654-9604. Ou pelo instagram @kaua_azvp

PM recupera veículo que tinha acabado de ser furtado em Patos de Minas 3z4v6n

O proprietário chegou a agredir o ladrão dentro do carro para tentar impedir o furto

Em operação realizada pela ANTT, dois ônibus são apreendidos na região de Patos de Minas 3y435d

O objetivo foi coibir o transporte clandestino de ageiros

TSE regulamenta propaganda partidária 4o3l2t

O instrumento é diferente da propaganda eleitoral, divulgada em anos de eleições.

Motociclista morre após colidir com porta de carro aberta por condutora, em Patrocínio w2os

Familiares da vítima, homem de 62 anos, foram informados sobre o ocorrido, tomando as providências necessárias

Corpo de Bombeiros destaca orientações para prevenir incêndios na área rural 324159

Em caso de propagação das chamas, a segurança de crianças, idosos e pessoas sem preparo técnico ou condições físicas deve ser priorizada

Corrida do Milho e do Pipoquinha será realizada em 10 e 11 de maio; inscrições já estão abertas 4c422w

Evento terá provas de 5 km, 10 km e 21 km.

Acidente entre carro e motoneta deixa motociclista ferida no Centro de Patos de Minas 3wz4k

Equipes do SAMU e Corpo de Bombeiros chegaram a ser acionados, mas a condutora negou atendimento médico

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>