Ouça ao Vivo:

Com baixa cobertura no estado, SES-MG mobiliza população para receber proteção contra sarampo e gripe 30c2

o objetivo é aumentar a proteção da população que pertence aos grupos prioritários das campanhas contra as doenças
Fábio Marchetto

Depois do Dia D de Vacinação contra o sarampo, gripe e covid-19, realizado no sábado (30/4), a campanha de imunização segue no estado. 535k6a

Em Minas Gerais, de acordo com o do Ministério da Saúde, até 2/5, a cobertura vacinal contra o sarampo é de 19,47% das crianças com idade de 6 meses a menores de 5 anos de idade, e 28,27% dos trabalhadores da saúde. O público estimado para receber as doses do imunizante é de 1.165.916 e 606.091 pessoas, respectivamente. A meta é chegar a 95 %.

Já em relação à vacinação contra a gripe, os dados do apontam, até a mesma data, a cobertura de 34,5% do grupo de pessoas com 60 anos ou mais de idade, de um total estimado de 3.442.911 pessoas. No grupo de trabalhadores da saúde, a cobertura é de 35,6%. Foram aplicadas 215.839 doses, de um total estimado de 606.091. A meta é chegar a 90%.

Quanto às crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, que foram contempladas na campanha da influenza a partir do dia 30/4, a cobertura é de 5%. Foram aplicadas 58.654 doses de um total estimado de 1.165.916.

O público total estimado para receber as doses contra a gripe durante toda a campanha é de 8.299.488 pessoas.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), o objetivo da ação é aumentar a proteção da população que pertence aos grupos prioritários das campanhas contra as doenças.

Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da SES-MG, Josianne Gusmão, as ações de mobilização em todo estado pretendem facilitar e ampliar o o das pessoas que não conseguem ir aos postos de saúde durante a semana para se imunizarem e alertar para o fato de que a cobertura contra o sarampo e gripe, considerando o público estimado, ainda é considerada baixa.

“Vacinas salvam vidas. A vacinação é a medida mais eficaz na prevenção de doenças e por isso as pessoas incluídas nos grupos prioritários precisam ser vacinadas.  A vacinação interrompe a circulação do vírus, protege a população, além de reduzir a sobrecarga sobre os serviços de saúde”, alerta.

Para ampliar a imunização da população, a SES-MG tem orientado e recomendado aos municípios a realização de estratégias de vacinação que extrapolam as salas de vacinas, como realização de busca ativa de faltosos pelas equipes de saúde da família (atenção primária); extensão do horário de funcionamento das salas de vacinação; vacinação extra muro; divulgação de material nas mídias digitais referente à vacinação contra influenza e sarampo, entre outras.

Sarampo

A 8ª Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo segue até o dia 3/6. O objetivo é imunizar, indiscriminadamente, crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e também os trabalhadores da saúde.

Gripe

No caso específico da influenza, a campanha também segue até o dia 3/6. No período, podem se vacinar as pessoas que integram os grupos prioritários da primeira etapa da campanha (idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde), também as crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias) e pessoas que estão incluídas nos grupos prioritários da segunda etapa, iniciada em 2/5.

Nesta segunda fase, o público estimado para receber o imunizante é de 4.250.486 pessoas e estão incluídas as gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança, salvamento e forças armadas, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de ageiros urbano e de longo curso e adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Covid

Segundo o do Vacinômetro, 58% das pessoas acima de 18 anos receberam a primeira dose de reforço contra covid. Já a segunda dose de reforço está em menos de 3%.

Com relação às crianças, 69% tomaram a primeira dose e apenas 34,5% receberam a segunda injeção. A estimativa é a de que cerca de 500 mil meninos e meninas estejam com o calendário da vacina contra covid em atraso. “Pais, não deixem de levar os filhos para completar o esquema vacinal. Só assim as crianças estarão realmente protegidas”, diz o secretário de Saúde, o médico Fábio Baccheretti.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Polícia Rodoviária recupera moto roubada com condutor inabilitado, em Patos de Minas 2f4d16

Por sua vez, o abordado informou que comprou a motocicleta por R$ 7.000,00 (sete mil reais) de um outro indivíduo, indicando apenas o primeiro nome

Polícia Militar prende autor furtando bateria de veículo em depósito da Prefeitura de Patos de Minas j6oq

Além da bateria, ele portava uma caixa de ferramentas e dois tacógrafos furtados de outros veículos

Polícia apreende maconha e cocaína, e prende jovem de 18 anos por tráfico de drogas, na MGC-354, em Presidente Olegário 511q2p

O ageiro de 18 anos, disse ser da cidade de João Pinheiro, e que teria ido a Patos de Minas, onde adquiriu a droga no valor de R$1.300,00 reais.

Moradores reclamam de esgoto a céu aberto que percorre até o Mocambo, em Patos de Minas 3s2p5m

De acordo com moradores, a situação do esgoto esta desde o ultimo sábado

Morador de rua é detido depois de comer salgadinho, bolo e beber iogurte de hipermercado e tentar sair sem pagar 4v5p66

Ele falou que estava com muita fome, e que não iria pagar o consumo porque não tinha dinheiro

Motociclista perde controle, colide contra poste e fica em estado grave, em Patrocínio 213a3a

o condutor não possui Carteira Nacional de Habilitação ou permissão para dirigir.

Live alusiva ao Dia Mundial da Água abordou temas relevantes sobre recursos hídricos d35h

Maiores cuidados com a água e tratamento de efluentes fizeram parte do de debates

Academia da Saúde “Hermenegilda de Souza Felix” é reinaugurada no bairro Alvorada 6z5o6s

As atividades no local começam no dia 6 de fevereiro

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>