Ouça ao Vivo:

Câmara aprova atendimento prioritário para mães e pais atípicos no SUS 3k5718

Pais atípicos são aqueles que criam filhos com necessidades especiais, sejam físicas, cognitivas, emocionais ou comportamentais

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (11) o Projeto de Lei 3124/23, que prevê atendimento prioritário de mães e pais atípicos na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo o atendimento psicossocial. O projeto também regulamenta o uso do cordão que traz o símbolo do quebra-cabeças para pessoas com transtorno do espectro autista. 4z363

Segundo o projeto, pais atípicos são aqueles que criam filhos com necessidades especiais, sejam físicas, cognitivas, emocionais ou comportamentais, como transtorno do espectro autista (TEA), síndrome de Down, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) e paralisia cerebral, entre outras condições.

“Como esses pais enfrentam desafios únicos, que vão desde a busca por terapias adequadas e inclusão escolar até o equilíbrio emocional diante das demandas diárias, priorizar a atenção a eles é fundamental para garantir e adequado, tanto em políticas públicas quanto em redes de apoio, de modo a reduzir a sobrecarga e fomentar um ambiente mais inclusivo e acolhedor”, disse a relatora do projeto, deputada Simone Marquetto (MDB-SP).

A proposta oferece diretrizes e ações para proteção e acompanhamento psicológico e terapêutico para os responsáveis pela criação de filhos com deficiência, síndromes, transtornos e doenças raras. O mesmo tratamento será dado a cuidadores responsáveis pela guarda e proteção dessas pessoas.

A aprovação da matéria uniu parlamentares de diversos partidos. Todas as bancadas orientaram pela aprovação da matéria, que ainda deverá ser analisada pelo Senado.

O deputado Marcos Pollon (PL-MS) emocionou-se ao contar que recebeu o diagnóstico de autismo no ano ado.

Usando o cordão que identifica pessoas com transtorno do espectro autista, o parlamentar falou sobre as dificuldades enfrentadas pelas mães atípicas.

“Uma das maiores preocupações de uma mãe atípica é o que vai ser do filho quando não estiver mais com ela, porque a mãe toma esse cuidado de proteger. As mães têm um sofrimento incomensurável para poder cuidar em um país com muito poucos o a recursos dessa realidade”, disse o deputado.

O deputado Vicentinho (PT-SP) falou sobre as dificuldades de sua filha, Luana, que é mãe de uma criança autista de 5 anos.

“Eu sou um avô atípico e acompanho diariamente o que acontece com nosso Bentinho amado e o que acontece com a Luana e com toda a família. Eu sei que é uma guerra cotidiana e como a mãe sofre”, disse Marcos, lembrando que esta é uma luta de muitas mães no país.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Motociclista e criança de 8 anos ficam feridas em acidente no cruzamento da avenida Brasil com a rua Ouro Preto 3e411

Moradores reclamam de colisões frequentes no local

Corpo encontrado às margens do Rio Paraíba é identificado como de Bruno Teixeira, diz Polícia Civil 1l4l1d

Devido ao avançado estado de decomposição, os restos mortais serão encaminhados ao IML em Belo Horizonte para exames de DNA, que devem confirmar oficialmente a identidade

Jovem é assassinado a tiros na cidade de Coromandel após ir à festa de noivado de ex-namorada 6czm

Os pais dos noivos são suspeitos do crime

Homem é atropelado por motocicleta na Avenida Afonso Queiroz, em Patos de Minas 1m5q3g

Condutor da motocicleta fugiu do local sem prestar socorro

Em setembro, Patos de Minas e Patrocínio são palco da turnê “Brasil, Meu Amor” 6pg2b

O concerto terá o gratuito com ordem de chegada

Manifestantes protestam contra aumento de 25,23% dos vereadores durante reunião na Câmara Municipal 1i5b5e

Protesto acontece de forma pacífica. População cobra que vereadores arquivem o projeto de lei

Jovem é flagrado com material produto de furto de igreja em construção, no centro de Lagoa Formosa 5f6o1m

O acusado foi detido e encaminhado até a Delegacia de Polícia Civil

Incêndio em caminhão, na BR-365, mobiliza equipe do Corpo de Bombeiros de Patos de Minas 536v66

O veículo ficou completamente destruído

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>