Ouça ao Vivo:

Cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro investem em projetos para preservação do bioma Cerrado e resiliência climática 5v2q5r

RCM, que conta com mais de 4 mil associados, desenvolve ações através de parcerias

No mês em que se comemora o Dia Nacional do Cerrado, a Região do Cerrado Mineiro (RCM) segue com as ações que visam preservar e proteger o segundo maior bioma da América do Sul. A RCM conta, atualmente, com 4.500 cafeicultores associados em 55 municípios, que, através das organizações que compõem a Federação dos Cafeicultores do Cerrado, investem em projetos de conservação do ecossistema como o Viveiro de Atitude. r3g5u

Além disso, por meio da participação na plataforma colaborativa Consórcio Cerrado das Águas, apoia também a implementação de estratégias de agricultura climaticamente inteligentes desenvolvidas através do Programa de Investimento no Produtor Consciente. 

Conheça os trabalhos desenvolvidos 692r2b

Viveiro de Atitude 4j5e5c

Programa socioambiental idealizado pelas fazendas associadas à Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado de Monte Carmelo (Monteccer) que tem o objetivo de criar iniciativas e projetos para conservação do bioma.

Na estrutura do viveiro, localizado nas dependências da cooperativa da Monteccer, são produzidas mudas de árvores nativas para serem comercializadas e plantadas nas fazendas e também na cidade. São mais de 100 espécies nativas e uma produção de até 60 mil mudas por ano, vendidas por R$ 5 a unidade e disponíveis para toda a comunidade. Cerca de 100% da receita do projeto é doada à entidades sociais de Monte Carmelo que trabalham com crianças e idosos. 

Consórcio Cerrado das Águas (CCA) 4t3o17

Criado em 2015 em Patrocínio (MG), por membros da cadeia produtiva do café, o Consórcio Cerrado das Águas (CCA) tem como objetivo apoiar e orientar os produtores da região sobre a importância de seus ativos ambientais, garantindo sua preservação a longo prazo, tendo um foco especial a manutenção da provisão dos serviços ecossistêmicos. A Federação faz parte dessa construção desde o início e compõe o quadro de membros associados.

Segundo o planejamento estratégico, o projeto-piloto foi implementado em 2019 na bacia do córrego Feio em Patrocínio. E, em 2021, o Programa de Investimento no Produtor Consciente (PIPC) expandiu para a bacia do Ribeirão Grande, em Serra do Salitre, somando 77 propriedades rurais. A plataforma alcançou 477 hectares com estratégias de agricultura inteligente implementadas.

Na bacia do córrego Feio, do custo total de implementação de todas as estratégias, 66% do montante foi pago pelos produtores, demonstrando o engajamento na adoção de estratégias que garantam a produção e o cuidado com os recursos naturais, com foco em sua perenidade.

“Para 2023, as metas são aumentar para 3 mil os hectares com estratégias climaticamente inteligentes e plantar 200 mil mudas em 184 propriedades dentro da nossa atual área de atuação, que é Patrocínio, Serra do Salitre, Coromandel e na expansão para Rio Paranaíba”, explica a secretária executiva do Consórcio Cerrado das Águas, Fabiane Sebaio. 

Segundo a produtora rural Vera Pazotto, de Serra do Salitre, as estratégias trazem um novo significado para a cafeicultura, tornando-se mais um aliado na conservação e preservação dos recursos necessários para a produção de forma consciente.

“O Consórcio fornece variedades de mudas de árvores com o objetivo de crescerem, sombrearem e protegerem o solo. Sempre tive muita preocupação, cuidado e respeito pelo meio ambiente. Sou muito grata pela oportunidade de atuar na cafeicultura protegendo, recuperando e preservando os recursos disponíveis”, conta.

O CCA possui como membros associados as empresas Nescafé, Expocaccer, Nespresso, Lavazza, Cooxupé, CofCo, Volcafé, Stockler, Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Daterra e CerVivo.

De acordo com o superintendente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, Juliano Tarabal, estes programas demonstram a consciência dos cafeicultores do Cerrado Mineiro com ações para a sustentabilidade dos recursos naturais e, consequentemente, para a longevidade do cultivo do café.

Ainda segundo Tarabal, outros projetos, como a implementação da certificação em Agricultura Regenerativa, estão sendo desenvolvidos na Região pela cooperativa Expocaccer. Dentre eles, a iniciativa do cafeicultor Fernando Beloni, que teve a primeira propriedade certificada nesta modalidade entre todas as fazendas no mundo.

“Destacamos também a implementação de uma estratégia ESG que vem sendo liderada também pela Expocaccer, que agora está disseminando a metodologia junto as demais cooperativas do Sistema. Este conjunto de ações associadas a outras práticas, como uma cafeicultura com maior uso de biológicos, fazem parte do Plano estratégico da Região do Cerrado Mineiro para esta década, com iniciativas que possam contribuir para a sustentabilidade da cafeicultura em meio as mudanças climáticas, entre outros desafios como a produção de água e o controle de pragas e doenças e manutenção da fertilidade dos solos”, explica Tarabal.

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Engavetamento envolvendo três veículos é registrado na MGC-354, em Patos de Minas 6y651s

Foi feito teste de alcoolemia, tendo os três obtido resultado negativo

Operação “Universo Paralelo” prende suspeitos de tiroteio em festa de Patos de Minas 4e3t4j

Recém-nascido é abandonado em porta de bar em MG 6p1dm

O fato aconteceu na cidade de Conceição das Alagoas, no Triângulo Mineiro.

Três jovens são presos por furto de chicletes trident, nutella e bombons, em Patos de Minas 6d5u2l

Os militares deram voz de prisão aos autores e foram levados a delegacia junto com os materiais apreendidos

Condutora perde controle e bate carro em árvore após levar uma “fechada” 63p64

O acidente foi na Avenida Padre Almir

Com tradicional “bolão”, patenses comemoram vitória da seleção brasileira sobre time da Sérvia na primeira disputa rumo ao hexa sg4f

Apostas foram feitas e faturou quem chutou Brasil 2 x 0 Sérvia

Foragido da Justiça é preso com droga na BR-352, em Carmo do Paranaíba 735g5k

Os militares encontraram uma pequena bucha de maconha

Ezequiel Galvão recebe membros do Grupo Orgulho de ser patense contrários ao reajuste de 25,23% no salário dos vereadores 1n1n44

Presidente foi questionado sobre o que vai fazer sobre o tema

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>