Ouça ao Vivo:

Aplicativo Pardal: entenda como denunciar irregularidades na propaganda eleitoral 1a2d5d

O aplicativo é um importante canal para fiscalização da campanha eleitoral

O aplicativo Pardal já pode ser utilizado pelo público em geral para o envio de denúncias de propaganda eleitoral irregular nas Eleições 2022. Ele funciona como um sistema que fortalece os princípios da participação popular, da transparência e da lisura do pleito. 6x1653

O Pardal pode ser baixado gratuitamente em celulares e tablets ou ado por meio de um formulário disponível na internet. As denúncias relacionadas à propaganda física (impressos, outdoor, carros de som, etc) serão direcionadas à zona eleitoral do município onde o fato aconteceu, para averiguação. 

Além de irregularidades na propaganda, é possível denunciar pelo aplicativo outras práticas proibidas pela legislação eleitoral, tais como compra de votos, abuso de poder econômico, abuso de poder político, uso da máquina pública para fins eleitorais, uso indevido dos meios de comunicação social e outros crimes eleitorais. A apuração desses tipos de irregularidade compete ao Ministério Público Eleitoral.

O aplicativo também traz orientações sobre o que pode e não pode no período eleitoral. São informações sobre o uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, adesivos, material gráfico, propaganda em vias públicas, comícios e participação de artistas em campanhas, entre outros tópicos. 

Qualquer pessoa pode usar o Pardal para fazer denúncias, devendo informar, obrigatoriamente, seu nome e F, além de elementos que indiquem a existência do fato, como vídeos, fotos ou áudios. A identidade do denunciante, porém, não será divulgada. Em caso de má-fé, o usuário responderá pelo ato e ficará sujeito às penalidades cabíveis.

Denúncias específicas sobre propaganda na internet devem ser feitas diretamente ao Ministério Público.

Atualização do Pardal

O Pardal foi atualizado para as Eleições 2022, com integração com o Processo Judicial Eletrônico (PJe), que possibilitará a geração de estatísticas quanto às denúncias recebidas e tratadas.

As melhorias realizadas também buscam aprimorar a ibilidade para o usuário e assegurar o sigilo das informações do eleitor, conforme prevê a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei nº 13.709/2018).

Fonte: Tribunal Regional Eleitoral – TRE-MG

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Desembargador patense Nelson Missias, conduz abertura de seminário na Universidade de Stanford 4gd1a

Missias é ex-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e hoje preside a Escola Nacional da Magistratura (ENM)

Veiculo capota e deixa 4 pessoas feridas LMG 740 próximo à cidade de Lagoa Grande 2c1s1i

Condutora capotou o carro em uma curva.

Imagens mostram ladrões furtando mercadorias em empresa de logística, em Patos de Minas 55n22

Com o apoio de outras viaturas, os militares iniciaram buscas na região. Moradores informaram que três indivíduos saíram do carro e pularam muros de casas até arem um matagal

Adolescente é encaminhada à delegacia após ser flagrada pichando escrita na parede do Coreto Municipal 5c2b64

Ela disse que, usando uma caneta pincel, escreveu apenas seu nome no imóvel

Maria Clara critica deputados da região que mantiveram o veto de Zema contra a tarifa única de pedágios 1e1z1

Segundo Maria Clara “Eu acho que ir na rodovia filmar buraco é muito fácil, difícil é sustentar essa posição em plenário e de fato ir contra o governo”

PRF detém três suspeitos de furto de fresagem do DNIT em Patos de Minas 1f666a

O material é de propriedade pública para uso de prefeituras para recuperação de vias rurais

Homem recusa a dar esmola e é agredido em Patos de Minas 4031c

Fim da parceria URT e AIR Sports 3p445p

Foram 70 dias nesse modelo de gestão e oito jogos disputados na Série D do Campeonato Brasileiro

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>