Ouça ao Vivo:

“A educação não é um projeto de governo, ela é um projeto de nação” afirma reitor do UNIPAM sobre esforços para o fortalecimento da instituição 503f6r

O Vestibular 2023, a bolsa de incentivo à docência e o futuro da educação no país foram assuntos em pauta no DEBATE 98 desta quarta-feira (23/11)
Foto: Luís César

Nesta quarta-feira (23/11), o Vestibular 2023 e o futuro do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) estiveram em destaque no DEBATE 98, com a presença do professor e reitor da instituição Dr. Henrique Carivaldo de Miranda Neto. A conversa foi conduzida por Jota Ramalho, José Afonso e Edvar Santos. O bate-papo também contou com a participação de ouvintes da Rádio Clube 98. 3k2a1d

Na oportunidade, Dr. Henrique Carivaldo falou sobre o Vestibular 2023, cujas inscrições foram abertas durante o Observatório e ainda podem ser feitas até o dia 7 de de dezembro. Ele ressaltou que 2022 foi o ano em que, após um período de trabalhos remotos devido à pandemia do Covid-19, o Centro Universitário retornou às atividades presenciais, o que inclui a aplicação do processo seletivo.

“Vamos realizar nosso vestibular este ano no dia 11 de dezembro, que é um domingo. Essa data é sempre muito bem pensada para que ela não coincida com outras datas e eventos importantes. […] As inscrições estão abertas no nosso site e também podem ser feitas presencialmente na Secretaria Acadêmica do campus da instituição”, informa.

O reitor falou também sobre uma iniciativa do UNIPAM que, amparado pela mantenedora Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), oferece uma bolsa de incentivo à formação docente. A novidade é uma forma que a instituição encontrou de motivar os estudantes a procurarem cursos na modalidade de licenciatura.

“Nós estamos vendo que a curto prazo a gente vai começar a ter um apagão de professores na educação básica, nos ensinos fundamental e médio. Porque cada vez mais é menor a procura dos estudantes pelos cursos de licenciatura, que é onde se formam os professores”, explica.

Na ocasião, Dr. Henrique Carivaldo ressaltou que os contextos mudam mas que “enquanto houver educação, enquanto existirem professores comprometidos com a educação, haverá luz no final do túnel” e que, por isso, é necessário motivar a procura por cursos de licenciatura e valorizar o trabalho realizado pelos profissionais da educação.

A possibilidade de aumentar o número de vagas nos cursos mais procurados, como Medicina e Direito; o que o corpo diretivo pensa sobre o ensino superior em 2023; e como o novo panorama político do país pode influenciar os trabalhos realizados pelo UNIPAM também estiveram em destaque no DEBATE 98 desta quarta-feira (23/11).

O professor reitor, em tom tranquilizador, destacou que existe uma distinção entre políticas de governo e políticas de Estado, sendo que esta última categoria tem “legislações muito sólidas”.

“O UNIPAM existe há mais de 60 anos. […] Vamos dar um exemplo: com o poder público municipal. Entrou prefeito A e prefeito B, e o UNIPAM continuou com suas parcerias e projetos com o Município. Porque a educação é maior. A educação não é um projeto de governo, ela é um projeto de Nação”, ressalta Dr. Henrique Carivaldo.

Confira o DEBATE 98 desta quarta-feira (23/11) na íntegra:

Título do slide
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Clique aqui

Justiça Eleitoral lança mobilização para alistamento de jovens eleitores x1q6v

Data limite para tirar o título de eleitor é 8 de maio

Idosa é agredida com socos e tem celular roubado por mulher que pediu as horas 1en3t

Até o momento, a autora e o celular roubado não foram localizados

Bandidos assaltam bar e fogem abandonando moto furtada 6g5jy

O fato aconteceu no bairro Alto Limoeiro

Carros, caminhões, motos, carroças e até bicicletas recebem a tradicional “Benção dos Veículos”, em Patos de Minas 4g3o71

Mais de 20 padres capuchinhos, de diversas regiões do estado, participam da tradição

Ministério Público recebe homenagem após entrega de equipamentos ao Corpo de Bombeiros de Unaí e Patos de Minas d5s3r

Foram entregues dois drones e dois kits de combate a incêndio florestal (kit pick-up) ao Corpo de Bombeiros.

Polícia Militar realiza Operação Intervenção Integrada em locais estratégicos, em Patos de Minas 1m6s16

Foco à prevenção aos crimes de homicídios, roubos, bem como para o combate as práticas de direção perigosa, perturbação do sossego e demais crimes e infrações de trânsito

Patos de Minas registra acréscimo de 370 casos de Covid-19 e 25 patenses enfrentam a doença hospitalizados 5r4w5s

O boletim apresenta a informação que 24.017 patenses já se recuperaram da doença.

Motorista perde controle de veículo ao fazer uma ultraagem e bate carro em mureta da MGC-354, em Patos de Minas 2t57j

A condutora foi encaminhada para um hospital particular de Patos de Minas

<a href="arquivo.clubenoticia-br.diariomineiro.net" target="_blank">Veja mais em nosso arquivo!</a>